adocios

272 palavras 2 páginas
3) A corrente da fenomenologia pretende superar a dicotomia corpo-consciência, desfazendo a hierarquização determinada pela visão platônico-cristã. Pela noção de intencionalidade, o corpo não é coisa, nem obstáculo, mas é parte integrante da totalidade do ser humano, meu corpo não é alguma coisa que eu tenho; eu sou meu corpo, por exemplo o gesto nunca é apenas corporal: ele é significativo e nos remete imediatamente à interioridade do sujeito. De fato, o corpo que percebemos não é um corpo qualquer; é um corpo humano. Então, o corpo é o primeiro momento da experiência humana. E antes de ser um "ser que conhece", o sujeito é um "ser que vive e sente", que é a maneira de participar, com o corpo, do conjunto da realidade.
7)
a- Em grandes cidades há uma grande necessidade de garantir o bem-estar da população com medidas que garantem o mínimo de ordem, e ordem frequentemente não combina com liberdade.

Por exemplo, não seria eficiente deixar os motoristas estacionar em qualquer lugar, e, por isso, quem estacionar no meio da calçada teria que ser reprimido. b- Isso corresponde ao conceito dele de Microfísica do Poder. Para ele, há relações entre saber e poder, na medida em que não só o saber determina o poder(conhecimento dando poder a quem o tem), mas o poder determina o saber(a forma e a possibilidade de sua obtenção). Foucault considera que as instituições disciplinares(escola, prisão, hospital, fábricas), operam a partir desta relação entre poder e saber, utilizando o saber, o conhecimento acerca do funcionamento e do controle sobre os corpos dos indivíduos, para torná - los sujeitos mais

Relacionados

  • Resumo de história do direito
    11789 palavras | 48 páginas
  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas
  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas