Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



FACULDADE ANHANGUERA SOROCABA/SP




CURSO ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE



GESTÃO DO CONHECIMENTO




ANA PAULA SOUZA SILVA RA 3727713700
ARIANA CASTILHO RA 3830721936
KARLA ADAIZA RAMOS RA 4300066484
PRISCILA CRISTINE CAVALARI RA 4311812949









ATPS: GESTÃO DOCONHECIMENTO



PROFº. Me. RODRIGO RODRIGUES








SOROCABA
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................3
2. DEFINIÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.................................................4
3. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA
DE ESTRATÉGIAORGANIZACIONAL..........................................................................6
4. ........................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................15
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...............................................................................16
















1. INTRODUÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Temos a Gestão do Conhecimento como objetivo de estudo deste trabalho abordando uma competente gestão das organizações, visando conhecer aspectos da informação, tratamento e disseminação do conhecimento e as características do capital intelectual.
A Revolução da Informação abre caminho para aera do conhecimento, que coloca o Capital Intelectual como ativo mais importante do terceiro milênio.
Sabendo valorizar as habilidades dos colaboradores, gerando um novo conhecimento que aplicado em favor da organização cria uma nova competência. Acredita-se que tanto o conhecimento quanto as informações disponíveis são infinitas, mas a capacidade das pessoas para reter e perceber essasinformações não são.
È um desafio que as organizações têm que enfrentar, em razão do fenômeno crescente da globalização, da competitividade e a velocidade das informações a todo o momento, a sobrevivência das empresas dependem cada vez mais desta capacidade de perceber e saber direcionar seus investimentos em competências, tecnologia, produtos e mercados. A competição é cada vez mais baseada em transformarinformação em conhecimentos, decisão e inovação.














2. DEFINIÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

É uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. “Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências ehabilidades”.
Fonte: Gartner Group

Gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma mais econômica, utilizando com eficácia os ativos disponíveis, principalmente os inatingíveis (Claus Jorge Süffert,2007).
É um conjunto de práticas sustentadas pela tecnologia da informação; é cultivar relações, harmonizar e interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar; se deixarconhecer e buscar aperfeiçoamento.
A empresa criadora de conhecimento é aquela que está sempre em busca de inovações, recriando um mundo com um propósito, uma meta estabelecida pela mesma. A gestão do conhecimento permite a diminuição de gastos e aumenta a sua capital por promover a divisão de opiniões entre os colaboradores fazendo com que aja mais interatividade entre eles, onde o novoconhecimento começa sempre com um individuo.
Podemos favorecer a criação do conhecimento através de uma interação dinâmica onde o individuo primeiramente aprende o conhecimento através da informação, depois ele transfere esse conhecimento para o papel, comunicando os membros da empresa, e em seguida torna esse conhecimento em matéria e/ou produto, consequentemente ele adquiri experiência para criar...
tracking img