Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A economia é o estudo das formas aplicadas pelo homem na incessante busca de meios para satisfazer às condições ilimitáveis de bem estar. Em qualquer país, ou região, existe uma estruturação das inter-relações das partes constituídas que devem ser consideradas, e que se denomina sistema econômico. Os sistemas econômicos são arranjos constituídos, a partir dos quais os agentes econômicossão levados a empregar recursos e a interagir via produção, distribuição e uso dos produtos gerados, dentro de mecanismos institucionais de controle e de disciplina, que envolvem desde o emprego dos fatores produtos até as formas de atuação, as funções e limites de cada um dos agentes. Aborda-se neste trabalho conceitos, funções, classificação, interação com a economia dos agentes econômicos eagentes financeiros de nossa sociedade, procurando-se dessa forma compreender um pouco sobre nossa economia.

Palavras-chave: sistema econômico – agentes econômicos – agentes financeiros


INTRODUÇÃO

A economia é uma ação humana ao longo do tempo, nos mercados, sob condições de incerteza. Toda e qualquer economia, necessita de uma superestrutura de instrumentos financeiros. Fazem parte doSistema Financeiro Nacional os agentes econômicos que interagem direta ou indiretamente no sistema econômico, classificam-se em: unidades de família, empresas e governo, esse destaca-se como agente econômico, pois envolve ações econômicas, os agentes financeiros que são as Instituições financeiras pública ou privada
O mercado é um processo de permanente descoberta o qual, ao amortecer asincertezas, tende sistematicamente a coordenar os planos formulados pelos agentes econômicos. A participação da sociedade e dos agentes econômicos na formulação da regulação de qualquer segmento econômico é fundamental para sua aplicabilidade.


1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 AGENTES ECONÔMICOS

São entidades que participam e dinamizam a atividade econômica e são os responsáveis pela articulaçãoda produção, consumo, distribuição e investimento. Esses agentes podem se classificar em microsujeitos (unidades de família, empresa e governo).
Unidades de Família: Segundo a classificação econômica, as unidades de família possuem e fornecem recursos de produção, apropriam-se em diferentes categorias de renda e decidem como, onde, e quando as rendas recebidas serão despendidas.
Empresa: Asempresas são agentes econômicos para os quais convergem os recursos de produção disponíveis. São unidades que empregam e combinam, para a geração de bens e serviços atenderão às necessidades de consumo da sociedade.
Governo: O governo destaca-se como agente econômico devido às particularidades que envolvem suas ações econômicas. O governo é um agente coletivo que contrata diretamente o trabalho dasunidades familiares e que adquire uma parcela de produção das empresas para proporcionar bens e serviços úteis à sociedade como um todo.
As razões da interação desse três agentes econômicos decorrem de dois fatores: a diversidade das necessidades humanas, que conduz à organização do sistema de trocas, e a diversidade de capacitações, que conduz à especialização e à divisão social do trabalho.1.2 AGENTES FINANCEIROS
Instituição financeira pública ou privada que faz parte do Sistema Financeiro Nacional, com a qual é feito o financiamento. Sua função é coletar, intermediar e aplicar recursos financeiros seus ou de outros – autorizado, obrigatoriamente pelo Banco Central.

1.2.1 Sistema Financeiro Nacional

1.2.1.1 Órgãos Normativos
Conselho Monetário Nacional – CMN: Instituídopela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é um órgão responsável por expandir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Integram o CMN o Ministro da Fazenda, o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil. Dentre suas funções estão: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor...
tracking img