Administracao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

1. INTRODUÇÃO

A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.

2. COMPARATIVO ENTRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE

Embora haja umarelação estreita entre elas, a função contábil pode ser mais bem visualizada como um insumo indispensável à Administração Financeira. Diferença básica de perspectiva entre a Administração Financeira e a Contabilidade:
Enquanto a primeira enfatiza a Tomada de Decisão, a segunda tem como objetivo o Tratamento dos Fundos.

Tratamento dos Fundos


“A função básica do Contador édesenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situação financeira, bem como atender às exigências legais e tributárias. Neste sentido, são elaborados normas e princípios padronizados de atuação (princípios contábeis aceitos) que determinam o método contábil, e dos quais o Contador não pode desviar. O Regime de Competência determina que as receitas devem serreconhecidas por ocasião da venda e as despesas somente quando incorridas.”

Tomada de Decisão


“O Administrador de Empresas preocupa-se em manter a solvência da empresa e tem toda a flexibilidade para trabalhar as informações da forma que melhor lhe convier, sem se preocupar com normas contábeis. Assim, interessa-lhe receita e despesa quando estas representam entradas e saídas de Caixa.O Regime de Caixa é, pois a base para a tomada de decisão do administrador financeiro”.

3. ESTRUTURA E PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA


O papel e a importância da função financeira dependem, em grande parte, do tamanho da empresa. Nas MPE’s a função financeira é geralmente vinculada aos próprios donos ou à área contábil.


Para boa gestão das MPE’s hánecessidade, além dos controles internos de contas a receber, contas a pagar, bancos, caixa, receitas e despesas, de uma adequada formação do preço de venda, da apuração de resultados periódicos corretamente, do acompanhamento da rentabilidade, da administração do caixa e da análise desses resultados voltada para o diagnóstico financeiro, de forma que possibilite a visão pelo Proprietário ou Sócios daempresa da sua performance econômico-financeira.

4. CONTROLES INTERNOS FINANCEIROS

a) CONTAS A RECEBER


A cada operação de venda a prazo gera-se um documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, ou uma planilha de venda em que registre pelo menos o nome do cliente, o valor e a data de vencimento:

[pic]
b) CONTAS A PAGAR

A cadacompromisso que a empresa assume perante a terceiros deve ser gerado um documento, podendo ser uma cópia da nota fiscal, duplicata, bloquete de cobrança bancária, ou uma planilha em que conste pelo menos o nome do credor, o valor e a data do compromisso:

[pic]

c) CONTROLE DE BANCOS


Todas as contas bancárias que a empresa movimenta devem ser controladas através de um livro de contascorrentes ou com a utilização de softwares específicos, que na maioria das vezes, são disponibilizados pelas próprias instituições financeiras (ex: Itaú Banking Line, BB Personal Banking, Microsoft Money, etc.).

d) CONTROLE DIÁRIO DE CAIXA


Quando houver um intenso movimento de vendas à vista e recebimentos de contas a receber por caixa, ou seja, na empresa, esta deve elaborar umfechamento diário de caixa através de controle de entradas e saídas de numerário.




[pic]

Dependendo do volume de operações da empresa, faz-se necessário um fechamento geral de tesouraria, consolidando todo o movimento diário de caixa e bancos no Movimento Diário de Tesouraria.


[pic]

e) CONTROLE DE DESPESAS

As despesas devem ser registradas em controle específico,...
tracking img