Administracao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMISTRACAO FINANCEIRA




O Ciclo operacional (C.O.) é definido segundo Gitman como o montante de tempo que vai do ponto em que a empresa coloca material e trabalho no processo de produção, ou seja, começa a formar o estoque até o momento em que o dinheiro da venda do produto acabado, que contém estes insumos de produção, é arrecadado. Sendo esse ciclo é formado por dois componentes,a idade média do estoque e o período médio de cobrança das vendas. O C.O. da empresa é simplesmente a soma da idade média do estoque (I.M.E.) e do período médio de cobrança (P.C.M), C.O. = I.M.E. + P.M.C. Há influência significativa no saldo de caixa e títulos, pelas técnicas de produção e venda da empresa, assim como seus procedimentos de cobrança de receitas de venda e pagamentos por compras.Analisando e gerenciando os ciclos operacionais e de caixa da empresa, o administrador financeiro pode manter um nível baixo de investimento em caixa, dessa forma, contribuir para a maximização do valor da ação (GITMAN, 2002).

O Ciclo Financeiro, também chamado de ciclo de caixa, tem início com o desembolso de numerários para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e encerra-secom o recebimento relativo à venda dela, ou seja, é o período entre pagamento e recebimento de dinheiro. Se o giro do estoque é lento, primeiro a empresa pagará para depois, receber.

O ciclo financeiro é calculado da seguinte forma:

Prazo médio dos estoques + prazo médio de recebimentos - prazo médio de pagamentos, ou ainda, Ciclo Operacional - Prazo de Contas a Pagar.

Todaempresa, seja ela indústria, comércio ou serviço, deverá ajustar as suas necessidades dentro de seu ciclo financeiro. Para isso é necessário primeiramente fazer um levantamento de suas compras e contas a pagar e a receber. Uma redução dos prazos de recebimentos e um aumento dos prazos de pagamentos podem ajudar em uma menor dependência de recursos.

O capital de giro ou capital circulante são osativos circulantes de uma empresa que representam a parcela do investimento que circula de uma forma ou outra, durante a condução normal dos negócios. Estes ativos circulantes representam serviços devidos à empresa e que são usados na realização de suas atividades, eliminando a necessidade de desembolsos de caixa posteriores, como despesas pagas antecipadamente entre outros (GITMAN, 1997).

Ocapital de giro líquido é uma medida de liquidez, é a diferença entre os ativos circulantes (caixa, títulos negociáveis, duplicatas a receber e estoques) e os passivos circulantes (duplicatas a pagar, títulos a pagar e contas a pagar). Embora na realidade não seja um índice, o capital de giro líquido é normalmente usado para medir a liquidez global da empresa, ou seja, a facilidade com a qual ela podepagar suas contas, se a empresa consegue satisfazer suas obrigações de curto prazo, no vencimento. O capital de giro líquido não é muito útil para se comparar o desempenho de empresas diferentes, mas é bastante útil para controle interno. Quando os ativos circulantes superam os passivos circulantes, a empresa tem capital circulante líquido positivo. Nessa situação mais comum, o capital circulantelíquido é a parcela dos ativos circulantes da empresa financiada com recursos a longo prazo, os quais excedem as necessidades de financiamento dos ativos permanente. Visto que os passivos circulantes representam fontes de recursos a curto prazo, quando os ativos circulantes superam os passivos circulantes, a diferença precisa ser financiada com fundos a longo prazo. Quando os ativos circulantes sãomenores do que os passivos circulantes, a empresa tem capital de giro líquido negativo. Nessa situação menos usual, o capital circulante líquido é a parcela dos ativos permanentes da empresa que está sendo financiada com passivos circulantes (GITMAN, 1997).

As necessidades de capital de giro variam entre diferentes tipos de empresas e indústrias, mas em todas as empresas a administração de...
tracking img