Administracao de producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Sistemas de Informação Administração da Produção e Operações

Aulas 1 e 2 – 02 e 03/08/04

Administração da Produção e Operações “Eu sei que não vou acertar o futuro; aliás, eu seu que vou errar sobre o futuro. Mas eu não quero ser eliminado pelo futuro".
Peter L. Bernstein Livro: Desafio aos Deuses

A formação do administrador deve visar prepará-lo para o ambiente mercadológicode forma a que saiba buscar e proporcionar seu aprimoramento e crescimento e também da empresa em que atua. A Administração da Produção está ligada à essência da vida empresarial, uma vez que estuda e fomenta o ato de criação de produtos e serviços. Como definir a APO?

“Diz respeito àquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço.”
Daniel AugustoMoreira

Ou, também, com um pouco mais de rigor:

“Administração da Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços).”
Produção: Voltada para as atividades industriais, de manufatura. Operações: refere-se às atividades desenvolvidas em empresas de serviços.Distinção entre Produtos e Serviços Característica Produto Estoques Padronização dos insumos Influência da mão-de-obra Padronização dos produtos Indústrias Físico Comuns Comum Média/Pequena Comum Empresas de Serviços Intangível Impossíveis Difícil Grande Difícil

Desafio da Administração da Produção: Reflexão:
Em 2020 (previsão), nos EUA, 4% dos trabalhadores estarão produzindo todos os produtos físicos(tangíveis), inclusive agronegócios e 96% da população ativa estará envolvida na prestação de serviços (bens intangíveis). Onde estão localizadas as melhores oportunidades de trabalho?

1

Curso de Sistemas de Informação Administração da Produção e Operações

Levar o administrador a extrair das máquinas, dos métodos e dos sistemas, a maior produtividade possível considerando as restriçõesquantitativas e qualitativas é um dos principais objetivos da APO. É evidente o aumento do número de empresas prestadoras de serviço em comparação às de transformação de bens. Focar somente na produção ou no “chão de fábrica” seria um anacronismo. A Administração da Produção também é responsável diretamente por: Entender os objetivos estratégicos da produção; Desenvolver uma estratégia de produção;Desenhar produtos, serviços e processos de produção; Planejar e controlar a produção; Melhorar continuamente o desempenho da produção.

Modelo Básico de Transformação:
Recursos de entrada a serem transformados: Materiais Informações Consumidores == Instalações Pessoal Recursos de entrada De transformação:

Recursos de Entrada (input)

==

Processo de == Transformação

Saídas deProdutos == e Serviços (Output)

Consumidores

.

Recursos a serem transformados (inputs):
Materiais: as operações que processam materiais podem também transformar suas propriedades físicas (como forma, composição ou características). Ex.: mudança de localização, mudança de posse, estocagem de produtos. Informações: transformam suas propriedades informativas. Ex.: contadores, empresas de pesquisade mercado e analistas financeiros. Consumidores: alguns processos mudam suas propriedades físicas e outras operam sob a prestação de serviços. Ex.: Hospital, salões de beleza, faculdades.

Recursos de transformação (outputs):
Instalações: prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção Pessoal: os que operam, mantêm, planejam e administram a produção.

Outputs do processode transformação:

2

Curso de Sistemas de Informação Administração da Produção e Operações

Em geral, a maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Nesse sentido, é importante salientar que as organizações produzem, a todo instante, bens e serviços internos e externos. Sendo assim, todas as suas partes são operações. Suas diferenças são vistas de várias formas:...
tracking img