Administracao de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primórdios da administração
A Europa mercantilista dominava os negócios no século XVI. Era solida a organização dos produtores e restrição de escolha por parte dos consumidores.
Max Weber observou que estava ocorrendo mudanças na reforma protestante na ética na visão e a competição que havia entre os homem de negócios. As praticas administrativas foram reformuladas ou seja o que eratradicionais teve uma idéia mais racional em busca de um lucro maior no capital. Através da inovação cientifica e na tecnologia.
No inicio da Revolução Industrial mudou a forma de se encarar a produção. Para Motta 1986 a relação entre homens e natureza teve ajuda da Revolução Industrial. Surgindo a escola clássica, com a teoria da administração cientifica e a teoria da gerencia administrativa,organizando e coordenando o trabalho dos subordinado aplicando nos conceitos de controle de desempenho
A racionalização dos métodos e sistemas de trabalho, era a preocupação Teylor mais do que a racionalização da organização do Trabalho, em sua concepção encontrando a maneira correta de se realização de um trabalho .O Homem criaria as condições mais favoráveis para suas decisões, em busca do maiorganho com esforço mínimo.
Administração geral e industrial publicada por Fayol em 1916 . Segundo Fayol o administrar tem suas funções como planejar, organizar , coordenar, comandar e controlar
George Mayo era um cientista e acreditava que o Homem social não se deve se comparado a uma maquina . Suas idéias influenciou o ensino da administração na década de 1940 mantendo uma ligação entre a escolade administração e cientifica e a escola de relações Humanas.
Os pensadores da administração foram influenciados pela antropologia social . Desenvolvendo então os sistemas abertos permitindo a existência de leis, princípios e modelos que poderá se aplicado em qualquer empresa.
Surgiu a teoria contingencialista no final dos anos 1950 um conjunto de conhecimentos ou seja “ princípios gerais deadministração” aplicada somente em alguma empresa. Na visão dos contingencialista há dois modelo básico de organização , mecânico e orgânico a organização estaria mais perto de um ou de outro. Uma lanchonete ou restaurante mais próximo do modelo mecânico e uma universidade próxima do modelo orgânico.
Com as mudanças que ocorre rapidamente deixa limitado aos especialistas um modelo deadministração que sirva para todos e qualquer mercado.
Os conceitos não se prendem mais a padrão predefinidos em função das realidades mercadológicas
O Foco na ProduçãoDevido a Revolução Industrial os produtos que eram feitos manualmente também estão sendo industrializados. O produto e o fruto dos negócios embora o artefato industrial seja mais barato que o artesanal.
Essa orientação dos negócios para produto teve intensidade nos EUA. Já no Brasil a extensão da sua ocorrência é maior que nos países desenvolvidos.Quando o negocio gira em torno do produto segue a lógica de quem produz deixando de lado quem paga quem consome. Na verdade o produtor se interessa mais em expor o seu produto acima do interesse do consumidor ou seja não se preocupa em saber o que o consumidor deseja quais são as suas demandas e necessidades. As empresas que seguem essa orientação está na qualidade, nos aspectos técnicos, na melhoriados processos de produção e no controle de custos.
Essas empresas por ter essa orientação confia em seu potencial de vendas e no produto para chamar atenção dos clientes. Estão sendo ultrapassadas por outras empresas concorrentes que se comprometem com seus consumidores.
O foco na venda
Na década de 1930 as coisas se inverteram a orientação para o produto deu espaço a orientação...
tracking img