Adm sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em toda a sua longa história até o início do século XX, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir deste século, passou por fases de desenvolvimento de notável pujança e inovação. Nos dias de hoje, a sociedade da maioria dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, onde a maior parte das obrigações sociais é confiada a organizaçõescomo indústrias, hospitais, universidades e escolas, que são administradas por grupos diretivos próprios para poderem se tornar mais eficazes. Apesar de sempre ter existido trabalho, na história da humanidade, a história das organizações e da sua administração é um capítulo que teve seu início há pouco tempo.


1 INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS

A Administração recebeu enorme influência da Filosofia.Durante os séculos que vão da Antigüidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que nada tinham a ver com problemas administrativos.

É com Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês, considerado o fundador da Lógica Moderna, baseada no método experimental e indutivo, que vamos encontrar alguma preocupação prática de se separarexperimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou-se ao princípio do conhecido em Administração como "princípio da prevalência do principal sobre o acessório".

Em seguida seguiram-se: René Descartes (1596-150), com o denominado Método Cartesiano; Thomas Hobbes (1588-1679), com a teoria da origem contratualista do Estado; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778),desenvolvendo a teria do Contrato Social; Karl Marx (1818-1883) e seu parceiro Friedrich Engels (1820-1895), que propõem uma teoria da origem econômica do Estado.

Com o surgimento da Filosofia Moderna, deixa a Administração de receber contribuições e influências, uma vez que o campo de estudo filosófico se afasta enorrmemente dos problemas organizacionais.


2 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJACATÓLICA

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação funcional. Hoje a igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata poruma autoridade divina superior.

De qualquer forma, a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas oranizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.


3 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR

A organização militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento dasteorias da Administração ao longo do tempo. O princípio da unidade de comando – fundamental para a função de direção – é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações. Com o passardos tempos, a gradativa ampliação da escala de comando trouxe também uma correspondente ampliação da graduação da autoridade delegada: à medida que o volume de operações militares aumentava, crescia também a necessidade de delegar autoridade para níveis mais baixos dentro da organização militar, em suma, passou-se à centralização do comando e à descentralização da execução.

Uma outracontribuição militar é o princípio de direção, através do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que haviam compreendido corretamente, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de...
tracking img