Recreacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas Supervisionadas
Recreação e Lazer

Leonardo dos Santos Valente
Richard Agusto de Souza

Campinas
2011



Leonardo dos Santos Valente
Richard Augusto de Souza

ATPS
Recreação e Lazer
Trabalho de atividades práticas supervisionadas para a disciplina de Recreação e Lazer apresentado ao curso de Educação Física das Faculdades Anhanguera Educacional.

Orientador:Debora

Campinas
2011

Capitulo 1.
1. Origem histórica do lazer.
Até alguns anos atrás a palavra lazer não fazia parte dos discursos correntes e o assunto só encontrava um espaço marginal e não se falava da formação de um profissional para atuar nessa área, isso porque a economia não estava atenta ao poder desse enorme mercado, conhecido hoje como industria do lazer e entretenimento. Aespécie humana sempre procurou formas de diversão, tão importantes quanto o trabalho, religião ou constituiçao familiar. Contudo, isso não significa que o lazer como conhecemos hoje sempre existiu. A partir de certo momento histórico se começa a utilizar a palavra lazer para definir um fenômeno social.
Existem grandes dúvidas em relação ao surgimento do lazer, alguns acreditam que veio da Gréciaantiga, outros dizem ter surgido em Roma ou até mesmo na Idade Média. Dos gregos parece não ter ficado muita coisa em nosso conceito atual de lazer, pois no nosso mundo atual existe uma supervalorização do trabalho, e os gregos cultivavam valores que consideravam ser atrapalhados pelo trabalho, como a contemplação da verdade, bondade e beleza. Em Roma, desenvolve-se uma certa preocupação com adiversão popular. Era restrito as elites, atividades em que a reflexão fosse o destaque, enquanto aos populares oferecia-se práticas de distração e alienação, conhecidas como política do "pão e circo", forma de controle da grande massa. Na Idade Média para a população em geral, continua existindo um tempo de descanso e festa, porem bastante controlado por um rígido conceito de pecado instituído pelaigreja Católica. Já para as elites, o ócio existe como um tempo de exibição social destacando-se a capacidade de consumir. Com o puritanismo e as idéias reformistas crescendo, o não trabalho passa a ser considerado um dos maiores pecados da humanidade e o tempo dos populares fica ainda mais controlado. Essa concepção foi fundamental para o nascimento do capitalismo, modelo de produção que veio a sergestado. Nos dias de hoje busca-se controlar os divertimentos populares através da repressão ou por imposição de valores. Já na modernidade (final do século XVIII) com a implantação das fábricas e organização de trabalho, os tempos sociais foram artificializados. Todos seguiam uma rotina rígida, artificializando também o tempo de não trabalho, e foi nesse processo típico de modernidade que surgiuo que hoje conhecemos como lazer. Esse fenômeno aconteceu por causa das tenções entre a classe dominante e as camadas populares. Opondo-se a um maior controle social e a problemas que vinham das péssimas condições de vida, os trabalhadores se oporão ao novo modelo de trabalho, as camadas sociais começam a se organizar e reivindicar direitos que ameaçavam o sistema, muito em função da históricarevolução francesa. Com as camadas populares despertando sua consciência, propostas de dissolução das formas de organização foram implantadas e o controle das diversões populares passou a ser fundamental. A população lutava por redução da jornada de trabalho, enquanto a classe dominante tentava manter a pobreza entre os trabalhadores criando uma necessidade constante de trabalho. Para isso o poderjudiciário, as forças policiais e a igreja passaram a garantir o controle do tempo de não-trabalho. Dessa forma não é possível pensar no lazer como um fenômeno pacífico, o lazer moderno foi gerado de constantes conflitos entre as classes sociais. O lazer é um fenômeno social bastante múltiplo e polissêmico. O fato de o lazer ser considerado como fenômeno social importante, durante os séculos XIX...
tracking img