Adm fest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS DECISÓRIOS
A teoria das Decisões nasceu de Herbert Simon, que a utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. o autor no seu livro O COMPORTAMENTO ADMINISTRATIVO(1970), diz que a teoria comportamental concebe a organização como um sistema de decisões. neste sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, tomando decisões individuais a respeito dealternativas racionais de comportamento.O desenvolvimento de novas técnicas se fez necessário para que os modelos fossem mais interpretados, com maior precisão em relação aos novos problemas e questões do mundo globalizado. Assim, as organizações está permeada de decisões e de ações.
As teorias administrativas anteriores deram muita importância ás ações e nenhuma ás decisões que as provocaram. Para ateoria comportamental não é somente o administrador quem toma as decisões.Todas as pessoas na organização, em todas as situações estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o seu trabalho.A organização é um complexo sistema de decisões. O desenvolvimento de novas técnicas se fez necessário para que os modelos fossem mais bem interpretados, com maior precisão em relação aos novosproblemas e questões do mundo globalizado. Estas novas técnicas de tomada de decisão, que serão objeto de estudo mais adiante, estão em crescente e rápida evolução nos últimos anos Alguns teóricos da Administração acreditam que as decisões devem ser tomadas segundo um plano seqüencial. Outros defendem uma abordagem menos estruturada, porém igualmente disciplinada, que exige a manutenção de um debatee reavaliação do contexto das decisões.

Conforme diversos autores da área, o processo de tomada de decisão, na maioria das decisões nas organizações, envolve os seguintes passos:

1. Formular o problema;

2. Estruturar o problema a fim de relacionar suas partes na forma de um modelo;


3. Proceder a uma montagem técnica do modelo;

4. Testar/simular o modelo e as suas possíveissoluções;


5. Estabelecer controles sobre a situação e a sua delimitação;

6. Implementar a solução na organização.



É importante ressaltar aos nossos acadêmicos que inúmeras pesquisas vêm enriquecendo a experiência dos estudiosos sobre Processo Decisório, bem como a literatura sobre o referido assunto. Novas visões vêm sendo dadas ao tema e as mais modernas são resultados das contribuições daPsicologia, Sociologia, Antropologia e da Gestão do Conhecimento.

Os estudiosos em Administração, Koontz e O’Donnell (1972), identificam a tomada de decisão como o planejamento administrativo. Já Herbert Simon (1963), considerado o “pai” do Processo Decisório, entende o mesmo como um processo administrativo. Segundo Chiavenato (1999), a tomada de decisão é tarefa mais característica doadministrador. Porém, os gestores não são os únicos a decidir, pois o trabalho do executivo consiste não apenas em tomar decisões próprias, mas também em providenciar para que toda a organização que dirige, ou parte dela, tome-as também de maneira efetiva.

A organização como um sistema de decisões

O comportamento humano nas organizações é visualizado de maneira diferente pelas várias teorias deAdministração:
a. Teoria Clássica da Administração. Considera os indivíduos participantes da organização como instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante incentivos financeiros (remuneração de acordo com a produção) e condições físicas ambientais de trabalho favoráveis. É uma posição simplista e mecanicista.

b. Teoria das Relações Humanas. Considera osindivíduos participantes da organização como possuidores de necessidades, atitudes, valores e objetivos pessoais que precisam ser identificados, estimulados e compreendidos para obter sua participação na organização, condição básica para sua eficiência. É uma posição limitada.


c. Teoria Comportamental. Os indivíduos participantes da organização percebem, raciocinam, agem racionalmente e decidem...
tracking img