Adm eocnomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
Resposta: Supondo dois produtos X e Y, a curva de produção tem inclinação negativa, porque quando a produção de um bem aumenta a outra diminui, apresentando o máximo de combinações entre X e Y que podem ser produzidas a plena capacidade dos fatores de produção.

3. Explique a razão do formato da curvade possibilidade de produção. Ilustre graficamente.

  Resposta: A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não sãocompletamente adaptáveis a outros usos.
  O gráfico abaixo ilustra que o acréscimo na produção de alimentos implica no decréscimo na produção de automóveis.

A ESTATÍSTICA NA ECONOMIA
COMENTÁRIOS
A teoria econômica tem procurado nas diversas ciências metodológicas existentes, uma maneira de como arrumar os fatos que acontecem no dia-a-dia, em busca de soluções óbvias e coerentes para os problemas quea economia enfrenta, considerando a complexidade das diversas interconexões econômicas. É bem verdade que a belle époque dos sofistas apriorísticos já passou, entretanto, não se deve rejeitar os grandes ensinamentos que deixaram ao longo da história, mesmo que seus legados transcendessem a uma realidade que necessitasse de soluções claras e objetivas para o momento. Inegavelmente, o ponto que sechegou hoje em dia, deve-se a Santo Agostinho, São Thomaz de Aquino, Platão, Aristóteles e muitos outros ilustres sofistas que estruturaram o processo científico.
Como se sabe, a história tem sido um instrumental técnico muito usado em ciências sociais para demonstrar os fatos econômicos e procurar avançar com a ciência que tem sabido utilizar os espaços conseguidos na busca de uma enriquecimentodos conhecimentos. A economia também buscou na história esta explicação, entretanto, encontrou mus barreiras que dificultavam uma melhor explicação dos fatos reais da economia, tendo em vista que um sistema econômico exige muito mais elementos para uma demonstração mais real da vida econômica. Foi por isto que o método histórico dentro da economia, durou pouco tempo e se resumiu aos trabalhos daescola alemã do século XVIII, com W. Rosher, B. Hildebrand, K. Knies, Gustav V. Scholler e alguns outros seus seguidores.
Além do método histórico, não se deve esquecer a participação efetiva de Karl MARX, quando utilizou em seus trabalhos uma metodologia totalmente diferente da convencional da época, quer dizer, Marx partiu para um método normativo, ou como alguns chamam de materialismohistórico, ou dialético. No seu método, Marx tentou buscar nas raízes do problema, a solução tão almejada pelos teóricos da ciência econômica de seu tempo e de hoje. Contudo, o seu raciocínio lógico não partiu de sofismas apriorísticos que deram base aos filósofos do passado, mas, nas inter-relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem, tentando resolver as suas dificuldades, pois, MARXfoi buscar na filosofia e na matemática os meios de se concretizarem as suas idéias.
A matemática é um instrumento de grande importância para estruturar o sistema econômico, quer dizer, tornar de melhor perceptividade os fatos econômicos como se pode dizer, fica mais fácil de entender a dinâmica da economia pelo quantitativismo de suas variáveis. O primeiro representante da escola matematicista naeconomia foi Antoine A. COURNOT, quando publicou em 1838, seu livro "Recherches sur les Principes Mathematiques de la Théorie des Richesses". Depois apareceram na Alemanha GOSSEN, na Inglaterra Stanley JEVONS, na Suiça Léon WALRAS e V. PARETO, nos Estados Unidos Irving FISHER e muitos outros eminentes economistas voltados para a aplicação dos princípios matemáticos como representantes dos...
tracking img