Adam Smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Juventude
Adam Smith foi um dos mais importantes pensadores da sua época, além de ser o pai da economia moderna. Mas antes de trazer conceitos econômicos com suas teorias e livros, Smith teve um história longa e de muita aprendizagem, que o ajudou a se tornar um dos escritores mais estudados em anos e anos de estudo em economia.
Smith nasceu em Kirkcaldy, uma cidade localizada na regiãode Fife, na Escócia. Ele foi batizado em 5 de Junho de 1723, data que passou a ser dada tambem como de seu nascimento. Pode-se dizer que sua família era de classe alta na época. Seu pai, advogado, fiscal da alfândega e funcionário público, chegou a ocupar postos de certa importância na administração escocesa; e sua mãe era descendente de proprietários de terra do condado de Fife.
Adam Smithteve o início de seus estudos em sua cidade natal, Kirkcaldy. Entre os anos de 1729 e 1737, Smith estudou na Burgh School of Kirkcaldy. Lá, estudou latin, escrita, matemática e história. No ano seguite a sua saída da escola, com 14 anos, Smith se matriculou na Universidade de Glasgow. Foi la que ele desenvolveu melhor sua paixão por liberdade e liberdade de expressão, fatores que influenciariam suasprincipais teorias.
Em Glasgow, no ano de 1738, Smith estudou filosofia moral, tendo como professor Francis Hutcheson. Hutcheson - nascido na irlanda e de origens escocesas - foi um teólogo presbiteriano, e um filósofo bem conhecido por expor questões de ética em suas teses. Ele é considerado um dos primeiros liberais europeus, propondo o pensamento de uma sociedade livre. A sua frase " amelhor ação é aquela que produz maior felicidade para um maior número" exemplifica um pouco de seu pensamento. Suas teorias e idéias liberais influenciaram bastante Smith, principalmente em seu primeiro livro 'Teoria dos Sentimentos Morais', publicado em 1759, onde temas de ética moral também são debatidos. Ao crescer, por questões de contexto histórico, Smith acostumou-se a ver forte intervenção doEstado, no mercantilismo, ainda antes de Quesnay e os fisiocratas. Portanto, ideias mais liberais como as de Hutcheson não eram tão comuns; mas elas se fortaleceram com Smith e suas teses se amplificaram ao longo dos anos. Francis Hutcheson também influenciou muito David Hume, amigo e contemporâneo de Smith.
No ano de 1740 Adam Smith ingressou na Balliol College, na Universidade de Oxford, ondeficaria até 1746. O próprio Smith não considera esse um dos períodos de maior aprendizagem em sua vida. Apesar de passar boa parte do seu tempo em Oxford aprendendo com os livros da enorme Biblioteca de Bodleian, sua passagem por lá não acrescentou muito ao restante de suas obras. Smith chegou a afirmar - durante sua obra maior, 'A Riqueza das Nações' - que na Universidade de Oxford, a maioria dosprofessores públicos desistiu até mesmo da pretensão de ensinar. Isso fez com que ele abdicasse da sua bolsa em 1746.

Período como professor
Já de volta a Escócia, no ano de 1748, Smith começou a dar palestras na Universidade de Edimburgo. Sob o apoio de Henry Home, Lord Kames, um importante pensador da elite intelectual escocesa; Smith - com 25 anos - começou a explicitar todo o conceito deseu pensamento. Os tópicos de suas palestras eram de retórica e literatura, e desde aquele período ele ja apresentava uma linha de pensamento liberal que era inovador, como disse David Hume, contemporâneo e amigo de Adam Smith.
Foi justamente nesse período, na Universidade de Edimburgo, que Adam Smith conheceu David Hume. Ali, eles começaram uma amizade que duraria até 1776, ano de falecimento deDavid. Dois anos depois de ter começado suas palestras em Edimburgo, Hume se interessou pelas idéias de Smith, afinal, ambos haviam sido lecionados por Francis Hutcheson e apoiados por Lord Kames.
David Hume, doze anos mais velho que Smith, foi um filósofo escocês. Conhecido por ser um dos pais do empirirsmo e um historiador filosoficamente cético, Hume viu que seu pensamento empirista...
tracking img