Ada - banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Sistema de Banco de Dados
Vantagens: Dados podem ser compartilhados, redundância pode ser reduzida, inconsistência pode ser vista até certo ponto, suporte a transações pode ser fornecida, integridade pode ser mantida, segurança pode ser reforçada, requisitos contraditórios podem ser equilibrados, padrões podem ser reforçados.
Desvantagens: Os sistemas de banco de dados são complexos,difíceis e demorados para projetar, custos iniciais de softwares e hardwares altos, danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas, custos altos para a conversão de sistemas baseados em arquivos para banco de dados, treinamento inicial necessário aos programadores e usuários.
Sistemas de Arquivos
Vantagens: É padrão aberto, não sendo preciso pagar por nenhum software, existemvarias ferramenta e editores bons no mercado, simplicidade e legibilidade, tanto para usuários como para computadores, separação do conteúdo para a formatação, possibilidade de criar sua própria sintaxe de dados, possui suporte a Unicode, permite validação, o que torna os testes mais efetivos, e a construção de aplicações bem mais fáceis.
Desvantagens: Problemas de integridade, a redundância podeafetar a eficiência para armazenamento, afetando a transmissão e processamento, elevando os custos, redundância e inconsistência dos dados, dificuldade no acesso aos dados, isolamento dos dados, anomalias de acesso concorrente e problemas de segurança.

Etapa1
1- Modelo de Dados
Modelo de dados consiste na especificação das estruturas de dados, contendo uma coleção de ferramentas conceituaisdescrevendo dados, relações de dados, semântica de dados e restrições de consistência. Um modelo de dados oferece uma maneira de descrever o projeto de um banco de dados do nível lógico, físico e de view. Especificando também a atividade de regras de negócios necessárias para suportar uma área empresarial. É uma parte importante do desenho que compõem o sistema de informação. A abordagem que sedispensa ao assunto normalmente atende três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira é conhecida e usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.
2- Já os três modelos de dadosmais conhecidos, quanto ao objetivo, podemos identificar os seguintes:
Modelo de Dados Entidade-Relacionamento (MER). O modelo entidade-relacionamento é baseado em uma percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos chamados entidades, e em relacionamentos entre estes objetos. Uma entidade é um objeto que é distinguível de outro objeto por um conjunto específico deatributos. Por exemplo, os atributos número e saldo descrevem uma conta particular em um banco. Um relacionamento é uma associação entre várias entidades. Por exemplo, um relacionamento ContaCliente associa um cliente a cada conta que ele possui. O conjunto de todas as entidades de um mesmo tipo e o conjunto de relacionamentos do mesmo tipo é denominado conjuntos de entidades e conjuntos derelacionamentos, respectivamente.
Em acréscimo a entidades e relacionamentos, o modelo ER representa certas restrições com os quais os conteúdos de bancos de dados precisam estar de acordo. Uma restrição importante é o mapeamento de cardinalidade (ou multiplicidade de um conjunto de relacionamentos) que expressa o número de entidades ao qual outra entidade pode estar associada via um conjunto derelacionamentos. Sendo os softwares BrModelo, BPWin, os utilizadores deste modelo.
Modelo relacional, usa uma coleção de tabelas para representar os dados e as relações entre eles. Cada tabela possui diversas colunas, e cada coluna possui um nome único. O modelo relacional é um exemplo de modelo baseado em registros, e é o modelo de dados mais usado em uma grande maioria dos sistemas de banco de dados...
tracking img