AD2 Semin Rio Tem Tico II

357 palavras 2 páginas
AD2 Seminário Temático II
Aluna: Daniela Ribeiro Correia da Silva

Matrícula: 11213110224

Questão I
Tendo em vista que a gestão pública tem como principal função atender as necessidades da população. Vemos então a necessidade da aproximação dos dois conceitos: gestão pública e gestão social. Já que para que tais necessidades sejam saciadas é fundamental que haja consonância entre ambas. Com isso a Administração Pública deve levar em conta o que prega a gestão social, não deixando que suas diretrizes sejam empregadas apenas no terceiro setor. A través da cidadania deliberativa, pode ser colocado em prática a gestão democrática e a social, respeitando a vontade das pessoas que compõe a sociedade.
A administração pública como gestora social que é, não pode ter como base apenas conceitos aplicados em empresas privadas, onde os resultados são os mais importantes. É necessária a fusão entre resultados e pessoas, se fazendo assim necessária a gestão democrática, pois, sabendo o que a sociedade necessita é possível chegar a resultados satisfatórios, tanto no social, como econômico, etc. Um exemplo para a aplicação da gestão social, são os programas sociais como o bolsa família, prouni, que visam trazer igualdade de condições aos cidadãos.
Quanto a participação na gestão democrática, temos os referendos, plebiscitos, e as próprias eleições, entre outros.

Questão II
Desde a criação do Sistema Único de Saúde foi havendo uma descentralização da gestão de saúde no Brasil. Uma das principais vantagens no novo modelo de gestão, é também uma desvantagem, pois, através desse novo modelo, serão criadas as regiões de saúde, o que irá possibilitar que as pessoas não fiquem sem atendimento, pois mesmo que o seu município não disponha de recursos, através deste sistema ele será encaminhado para o município mais próximo que ofereça o que o cidadão necessita. Em contrapartida com a regionalização, a tendência é que hajam investimentos centralizados, deixando municípios menores sem

Relacionados

  • Teoria dos números
    139028 palavras | 557 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas