Tipos De Escorregamentos2003

528 palavras 3 páginas
Tipos de Escorregamentos em Maciços Rochosos

Os diferentes tipos de ruptura são condicionados pelo grau de fraturamento do maciço rochoso e pela orientação e distribuição das descontinuidades em relação ao talude, ficando a estabilidade definida pelos parâmetros de resistência das descontinuidades e da matriz rochosa. Em maciços rochosos resistentes, as descontinuidades determinam a situação dos planos de ruptura. Em maciços formados por rochas brandas ou pouco competentes, a matriz possui um papel importante na geração destes planos e nos mecanismos de ruptura.

Ruptura Planar

A ruptura planar ocorre a partir da ação da gravidade quando um bloco de rocha repousa sobre uma superfície de descontinuidade inclinada. A inclinação da superfície de ruptura deve ser maior do que o ângulo de atrito correspondente. As condições para ruptura não se manifestam no talude até que as operações de escavação ou o movimento das camadas de rocha remova a barreira ao movimento dos blocos. O movimento de um bloco como ilustrado na figura supõe que a tensão ao deslocamento tenha sido vencida não somente ao longo da superfície de deslocamento, mas também ao longo das margens laterais do bloco.

Ruptura em Cunha

A ruptura em cunha ocorre quando duas superfícies de descontinuidade se interceptam e definem um bloco tetraedral. As rupturas planares ou em cunha serão mais prováveis na escala de bancada, em se tratando de taludes de mineração, do que na escala do talude global. Exceção existe quando ocorrem descontinuidades da mesma ordem de grandeza do talude global. De qualquer forma, este tipo de ruptura não deve ser desprezado, no estudo das possibilidades de ruptura de qualquer talude.

Ruptura por Tombamento

O tombamento de blocos envolve a rotação de colunas ou blocos de rocha sobre alguma base fixa. Normalmente, tem-se descontinuidades que apresentam mergulhos altos (próximos a 90°) cuja direção é paralela ou aproximadamente paralela à do talude, com mergulho vertical ou com

Relacionados