AD2-DIEGOCOSTA-TURISMO

788 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período - 2013/2º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça

Aluno(a): Diego costa de Souza de Andrade Matrícula: 13217130027

Com base nas unidades de análise eleitas como objeto da Sociologia apresente as formas de explicação sociológica nas perspectivas teóricas de Durkheim (fatos sociais), Weber (ação social) e Marx (modos de produção) e reflita sobre a contribuição desses conceitos para o estudo do turismo como fenômeno social. Mínimo de 30 linhas.

A teória de Durkheim retratavam os fatos socias que são: a maneira da pessoa de agir, de pensar e de sentir que existem independentemente das consciencias individuais, sendo portanto, realidade exteriores aos individuos. Durkheim definiu a especificidadedos fatos sociais apartir de três característica: coerção, exterioridade e generalidade.
Coerção: refere-se à força que os fatos sociais exercem sobre os individuos, levando-os a aceitar as regras da sociedade em que vive. Essa força se revela quando está subordinado a um determinado código de leis ou a um sistema de moedas e de crédito utilizado nas praticas comerciais.
Exterioridade: as regras sociais, os custumes e as leis existiam entes do nascimentos das pessoas. São, portanto, dotados de existencia exterior aos indivíduos. Segundo Durkheim, o processo de internalização dessas regras e costumes ocorre por meio da educação, que os transforma em hábitos.
Genaralidade: é social todo fato que é geral, ou seja, que se repete na maior parte dos indíviduos. Dessa maneira, os fatos sociais possuem uma natureza coletiva como forma de organização da família, de comunicação, de habitação, de se vestir. Esses aspectos da vida social se constituem em formas padronizadas de conduta que se impõem aos

Relacionados