bhsddbgf

1881 palavras 8 páginas
Práticas de Actividades Físicas e Desportivas

Capacidades Motoras

Módulo de Metodologia de Treino

Trabalho realizado por:
Eduardo Ribeiro, nº4, GD2;
Hugo Dias, nº8, GD2;
Manuel Eduardo, nº12, GD2;

Janeiro de 2014
Índice

Introdução Este trabalho tem como objetivo dar a conhecer o que são as capacidades motoras, incluído no trabalho vamos também apresentar os seus respetivos tipos, com uma informação mais detalhada.

O que são as capacidades motoras? As capacidades motoras são pressupostas dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem. Exemplos: força, resistência, flexibilidade e velocidade.
As capacidades motoras podem classificar-se em dois tipos:
Capacidades motoras condicionais;
Capacidades motoras coordenativas.

Capacidades motoras condicionais As capacidades condicionais são capacidades do atleta que estão ligadas ao processo energético e metabólico, que são determinadas pela obtenção e transformação de energia. As capacidades condicionais gerais são:
Resistência;
Força;
Velocidade;
Flexibilidade.

Resistência É a capacidade do atleta em suportar a fadiga física psicológica. Esta capacidade possibilita executar esforços com determinada intensidade por longos períodos de tempo, sem que a eficácia diminua de forma acentuada. A resistência geral é solicitada a mais de 1/6 da massa muscular, e é limitada pelo sistema respiratório.
Tipos de resistência:
Quanto à massa muscular mobilizada:
Resistência geral- é aquela em que é solicitada mais de 1/6 da massa muscular total, sendo limitada pelo sistema cárdio-respiratório, ou seja, é a capacidade de resistência, quando se utilizam grandes grupos musculares, como por exemplo, na corrida de fundo.
Resistência local - é solicitada menos de um 1/6 da massa

Relacionados