Ad1 Pcne

643 palavras 3 páginas
Ad1( 2015-2) Práticas Educativas em contextos não escolares – PCNE
Aluna: Jaqueline Pimentel Berk
Mat: 11216080471
Pólo: Niterói
Cidade em que reside: Maricá

Questão 1 A educação informal é aquela que são assimiladas através do contato com nossos, pais, parentes, amigos, comunidade, desde que nascemos. Ao freqüentarmos uma religião, clube, playground do nosso prédio, na rua com outras crianças, programas de TV, jornais, etc...estamos interagindo e aprendendo uns com os outros o tempo todo. Ela não é intencional, mas está sempre presente nas nossas vidas. Ex: passeio à praia com a família, criança brinca com irmãos na areia e aprende a fazer castelos.
A educação formal é aquela que conhecemos nas escolas, onde currículos e programas das disciplinas devem ser seguidos. É a educação nas instituições formais de ensino. Ex: professora usando livro didático para ensinar sobre a natureza.
A educação não formal é aquela que é intencional, mas que foge às regras do currículo básico, pode estar presente nas escolas, comunidade, centros de ensino, em qualquer lugar. Exige planejamento para o alcance de objetivos. Ex: passeio ao jardim Botânico com a turma da escola. Professora mostra os diversos tipos de planta ao vivo.
Questão 2 Pesquisando descobri um projeto muito legal numa escola do município de Niterói o IEPIC no bairro do ingá. O público alvo são as crianças surdas que estudam lá.
CRIAÇÃO DE NOVOS SINAIS PARA AVES PELOS ALUNOS SURDOS DO IEPIC
O projeto tem como objetivo trabalhar o conteúdo de zoologia, em especial a Classe das Aves, com alunos surdos utilizando como ferramentas: materiais lúdicos e espaços não formais de educação- ZooRio e discussão entre os alunos. Como resultado dessas atividades foi criado um glossário das aves em LIBRAS pelos alunos. Os sinais foram criados com base nas características morfológicas das aves e de seus nomes comuns. Essa proposta de criação de sinais para as aves é importante para estimular os alunos no estudo do campo

Relacionados