AD1 HISTORIA NA EDUCACAO UERJ 2015/1

274 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 – 2015.1
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1
Coordenador (a): Lúcia Garcia
Aluno (a): ______________________________ Matr.:___________________Polo: ______
Questão 1 (3,0 pontos – 1,5 ponto cada)
Comente as seguintes assertivas, justificando sua resposta:
a) "História é vida. Não há nela nada de parado ou estático - é um processo permanente de mudança, de transformação. (...)Nunca é demasiado lembrar: a História não é um culto aos mortos, é um conhecimento dos vivos e para os vivos" (Caio César Boschi)
b) “Na década de 1980, aproximadamente, assistimos ao início de um processo de renovação da abordagem do Ensino de História na Universidade que, felizmente espraiou-se para os cursos de Licenciatura e, por sua vez, para as salas de aula, pouco a pouco, na voz e no fazer de uma nova geração de professores.”

Questão 2 (2,0 pontos)
Enumere 03 (três) dos principais desafios apresentados ao professor do EFI na área de História nos dias atuais, justificando-os.

Questão 3 (3,0 pontos)
O esquema abaixo relaciona-se ao currículo de História nos anos iniciais de crianças (1º e 2º ciclo do EFI). Apresente o seu significado, com exemplos de temas que podem ser abordados do 1º ao 5º ano, nessa perspectiva:

(Esquema semelhante a esse está reproduzido em nosso AVA)

Questão 4 (2,0 pontos)
Leia o fragmento do texto de autoria de Olga Brites apresentado a seguir. É possível arriscar dizer que tal texto foi escrito há meses ou nos últimos 5 anos? Justifique.

Bom trabalho!
Profa. Lúcia Garcia

Relacionados