Ad cederj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobradinho
(Sá e Guarabyra)
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagarE passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova,Sento-Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai-se emboracom medo de se afogar.
Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Pilão Arcado, Sobradinho
Adeus, Adeus...

Em muitos momentos, ao longo dos últimos e, em nome do desenvolvimento/progresso, a natureza tem sidoaviltada, cedendo lugar a empreendimentos faraônicos, que trazem em seu bojo uma complexa teia de relações. Assim, foi por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho – Bahia, entre osanos 1970/1980, cantada por Sá e Guarabira na música Sobradinho, assim está sendo nos dias atuais, com projeto da construção do Complexo Industrial do Superporto do Açu – São João da Barra – R.J.Podemos, em ambos os casos, tecer alguns traços comuns ao analisarmos a letra da música Sobradinho, e o vídeo que apresentado sobre Porto do Açu.

Questão 1 (2,0 pontos)
Em que trecho a letra damúsica deixa claro os conflitos, de uso dos recursos ambientais e seu reflexo na organização social. Justifique.
• O homem chega, já desfaz a natureza. Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar ...E o povo vai-se embora com medo de se afogar.

Na verdade a música toda deixa clara a situação alarmante causada pelos abusos e mau uso dos recursos ambientais. De acordo com o textoesses conflitos aparecem justamente porque os efeitos da degradação ambiental são desigualmente distruídos entre os diferentes grupos sociais. O danos ambientais refletem diretamente nas camadas mais...
tracking img