Ad - auditoria operacional da unisul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Auditoria Operacional
Curso: Administração
Professor: Araceli Farias de Oliveira
Data: 09/08/2012

Orientações:
▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazoestipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


1. As folhas de pagamento de Companhia de Construções Kelly são preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e então encaminhadas ao escritório central, para preparo dos cheques. Como os operários de construção não gostam de esperarpelo pagamento, o escritório central prepara o mais rápido possível. Cerca de 1.500 homens, em 30 diferentes locais, podem estar trabalhando ao mesmo tempo. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, mas ele não tem tempo nem conhecimento técnico para descobrir exatamente o que está errado.

Embasado noestudo de caso:

a) Defina uma ação prática que poderá ocorrer em erro ou fraude na empresa analisada. (2,0 pontos) 2,0


- Erro nos cálculos.
- Funcionário fantasma.


b) Como auditor interno o que você sugere para a empresa como melhoria para o sistema adotado? (2,0 pontos) 1,5

- Avaliação e criação dos controles internos, não apenas identifica os fatos já realizados maisimpede a pratica desses delitos. Criação de que tipos de controles?
- Realização dos pagamentos via conta bancaria.








2. A Contabilidade e os procedimentos de controle interno relacionados com a compra de material para a Cia Branden, uma indústria de tamanho médio que fabrica máquinas especiais sob encomenda, foram descritos da seguinte forma:

Depois de aprovadas pelo chefe dodepartamento de fabricação as solicitações de compra de material são encaminhadas ao supervisor do departamento de compras, que distribui essas solicitações pelos diversos empregados sob seu controle. Estes preparam pedidos de compras pré-numerados, em 3 vias, conferem os números e enviam a via original ao fornecedor. Uma das cópias é enviada ao departamento de recebimentos de mercadorias, onde éutilizado como relatório de recebimento. A outra cópia é arquivada no departamento de compras. Quando os materiais são recebidos, são transferidos diretamente para o almoxarifado e fornecidos ao chefe do departamento de fabricação, sem requisições formais. O departamento de recebimento envia o relatório de entrada de mercadorias (com sua cópia de pedido de compra anexada) ao departamento de compras,ao almoxarifado e ao departamento de contabilidade. O empregado do departamento de compras confere descontos, somas e multiplicações, rubricando a fatura como pagamento. A fatura é então enviada para a seção de comprovantes de departamento de contabilidade, onde ela é codificada para distribuição na conta, recebe um número de ordem, é lançada no registro de comprovantes e arquivada de acordo coma data de vencimento.
Nas datas de pagamento, os cheques pré numerados são requisitados ao Caixa pela seção de comprovantes e preenchidos, com exceção da assinatura. Depois de preenchidos, os cheques são devolvidos ao Caixa, que os autentica na máquina de assinaturas, confere a sequência numérica, passando-os aos encarregado da escrituração de pagamentos para lançamento no livro de pagamento.Este encarregado devolve então os cheques à seção de comprovantes, que anota as datas de pagamento no registro de comprovantes, coloca os cheques no envelope e os envia a seção de correspondência. Os comprovantes são então arquivados em sequência numérica. No fim de cada mês um dos encarregados dos comprovantes prepara uma fita de máquina de somar com itens não pagos, constantes do registro de...
tracking img