Acustica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACÚSTICA E VIBRAÇÕES no. 38, Janeiro de 2007

1

Acústica Arquitetônica de Igrejas Católicas - Estudo de Caso: Igrejas de Brasília
Clímaco, R.S*.; Tavares, M.E.S*.
*Laboratório de Controle Ambiental e Eficiência Energética, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Brasília, DF, lacam@unb.br

Resumo Este trabalho consiste no estudo da acústica arquitetônica dequatro igrejas católicas existentes em Brasília, de diferentes configurações e capacidades, com o objetivo de investigar se apresentam respostas adequadas ou não às novas liturgias católicas e inferir recomendações básicas para novos projetos arquitetônicos de templos religiosos semelhantes. Abstract This paper is concerned about the acoustical architecture of catholic churches in Brasilia, which areof different forms and capacities; its aim is the investigation about their acoustic performance, if they are or not suitable to the new catholic liturgies and to infer basic recommendations to the acoustic project of new similar religious temples. Palavras-chave: acústica de igrejas; desempenho sonoro; projeto de igrejas.

1. Introdução Este trabalho resulta de um estudo desenvolvido pela alunade graduação Maria Emília S. Tavares, na disciplina: Ensaio em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo. Aqui são apresentados resumidamente os principais aspectos abordados e seus resultados. O trabalho todo poderá ser encontrado no site acima. A liturgia católica, ainda composta de música e da fala, mudou bastante na forma de apresentação de seus ritos. As leituras, pregações e homilias, sãoritos falados, de maneira mais pessoal e não mais cantados; ao mesmo tempo, há uma variedade de tipos de instrumentos e de músicas assim como de formas de execução. Essas mudanças geram novos requisitos para a acústica arquitetônica de seus templos religiosos. Porém, de modo geral, nota-se nos templos católicos atuais, que o desempenho acústico para a música é até aceitável, mas quando se analisa ainteligibilidade da fala, a situação é muito inadequada. Como, em princípio, esses requisitos são conflitantes nas definições do projeto arquitetônico, seus projetistas têm questões a resolver, tais como: priorizar a fala? A música? Ou uma condição intermediária? 2. Objetivos Tendo em vista a insatisfação, manifesta reiteradamente por celebrantes e fiéis, em relação ao desempenho sonoro geral dostemplos católicos atuais, procurou-se investigar quais são os aspectos positivos e/ou negativos do projeto arquitetônico que contribuem com tal inadequação.
REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA (SOBRAC)

Com um estudo de caso representativo da arquitetura religiosa católica de Brasília, pretende-se investigar esses aspectos e inferir sobre quais seriam fundamentais para a adequação dosprojetos arquitetônicos em seu desempenho sonoro. Espera-se, dessa forma, contribuir com a crítica e o repertório dos projetistas sobre a produção arquitetônica na área. 3. Etapas do trabalho e desenvolvimento 3.1 Caracterização para escolha dos templos Foram escolhidas quatro igrejas em diferentes condições de implantação na malha urbana (área comercial; área residencial; tráfego pesado, médio eleve) com diferentes capacidades (entre 400 a 1200 pessoas) e diferentes dimensões e formas. São elas: Igreja São Camilo de Léllis, Igreja Nossa Senhora da Esperança, Santuário São Francisco de Assis e Santuário Dom Bosco. A Catedral de Brasília não fez parte dessa amostra por transcender as dimensões analisadas; sua dimensão simbólica a justifica, acredita-se. 3.2 Levantamento de dados físicosForam levantados os seguintes dados dos projetos arquitetônicos: implantação na malha urbana, formas, áreas e volumes internos, descrição dos materiais da envoltória, dos revestimentos internos e do mobiliário (apenas os bancos). A seguir fotos ilustrativas e os dados físicos das igrejas.

2

Sobrenome, P.A.& Outrosobrenome, S.A.: Titulo do Artigo Publicado na Revista da SOBRAC

ACÚSTICA E...
tracking img