Acumulção primitiva de Robinson Crusoe

1281 palavras 6 páginas
ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE ROBINSON CRUSOE

Paulo Victor Cunha Caetano1

RESUMO
O objetivo deste artigo é fazer um breve estudo do filme Robinson Crusoe, baseado na obra homônima (1719) de Daniel Defoe. O intuito é apresentar através do texto uma análise econômica da obra, baseada no modo de sobrevivência do personagem principal e nas relações sociais que ele desenvolve durante a trama. Podemos observar no desenvolvimento da história as sobras do capitalismo presentes e a relação entre dominado e dominador.

Palavras-chave: Robinson Crusoe. Acumulação primitiva. Economia. Capitalismo.

1. INTRODUÇÃO
Em Robinson Crusoe, o personagem homônimo é um tripulante de um navio que registra todas as suas experiências de vida num diário, porém uma tempestade marítima destrói o navio onde Crusoé estava e muda sua trajetória, fazendo-o ir parar em uma ilha desabitada onde vira um solitário naufrago tendo como único amigo um cachorro também sobrevivente do naufrágio. Crusoé permanece solitário na ilha, e terá que sobreviver apenas com os utensílios e mantimentos que sobraram do náufrago, aprendendo a lidar com os perigos da selva, a falta de alimentos e com a sua própria sanidade mental que vai embora pouco à pouco.
No filme, o personagem de Daniel Defoe, vive um verdadeiro isolamento, tanto social, como econômico, e aprende a alocar os recursos necessários a sua sobrevivência.

2. Breve comentário sobre o filme Robinson Crusoe.

História baseada no livro Robinson Crusoé de Daniel Defoe, gira em torno de Robinson Crusoé, que após escapar de uma batalha segue para o mar deixando seus familiares para trás. Essa viagem ganha fim depois de uma grande tempestade que naufraga o navio e apenas Robinson sobrevive, sendo levado pelas ondas a uma ilha deserta.
Com o passar dos anos, Robinson se adapta à realidade da ilha, até mesmo construindo uma casa para se abrigar. Em uma de suas expedições pela ilha, percebe a presença de “selvagens” que realizavam antropofagia. Incomodado com a

Relacionados