Acucar e alcoll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O cultivo da cana-de-açúcar deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar um território até então sem muita importância econômica para Portugal.
Vários foram os motivospara a escolha da cana, entre eles a existência no Brasil do solo de massapê, propício para o cultivo da cana-de-açúcar, além de ser um produto muito bem cotado no comércio europeu – destinadounicamente à exportação e capaz de gerar valiosíssimos lucros, substituindo em pouco tempo a indústria extrativa do pau-brasil e transformando-se no alicerce econômico da colonização portuguesa no Brasil entreos séculos XVI e XVII.
A cana de açúcar é uma planta proveniente do sul e sudeste asiático. No continente Europeu ela foi cultivada na Espanha e posteriormente levada para as Américas durante aexpansão marítima onde foi cultivada em países como Brasil, Cuba, México, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
As primeiras mudas foram trazidas da Ilha da Madeira por Martim Afonso de Souza,responsável pela instalação do primeiro engenho em São Vicente, no ano de 1533. Em seguida, muitos outros se proliferaram pela costa brasileira. O Nordeste, principalmente o litoral pernambucano e baiano, sorveua maior parte da produção açucareira da colônia.
A maior contribuição dos engenhos, porém, foi estar em um ponto bastante privilegiado, facilitando o escoamento e agilizando a chegada do produto aosmercados consumidores.
O plantio da cana-de-açúcar foi realizado em grandes propriedades rurais denominadas de latifúndio monocultor ou plantation. Essas propriedades também ficaram conhecidas comoengenhos, porque, além das plantações, abrigavam as instalações apropriadas e os equipamentos necessários para o refino do açúcar: a moenda, a caldeira e a casa de purgar.
O contexto social dacolonização e da superexploração da mão-de-obra pela lavoura canavieira tornava inviável contar com o trabalho dos homens livres. Assim, para o processo de produção e comercialização do açúcar ser...
tracking img