Acropole de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACROPOLE DE ATENAS
A Acrópole de atenas, chamada tambem de “rochedo sagrado”, é o mais importante sitio arquitetônico da Grécia e esta situado no topo de uma colina, no centro da moderna cidade deAtenas. A acrópole de Atenas possui três templos de marmore, o Partenon, o Erectou e o Templo de Niki. Também possui um portico monumental chamado Propileu. Todos os monumentos da Acropole de Atenasforam construidas durante a época Aurea de Pericles, conhecida como periodo clássico.
O Partenon consagrava cultos à Deusa Atenas, protetora da cidade estado de Atenas. Foi construida pelos arquitetodIktinos e kallikrates, sob a supervisão do escultor ateniensa Fidias. Também existiam duas estátuas colossais da Deusa Atenas, esculpidas por Fidias. Uma destas estátuas encontram-se no interior dotemplo do Partenon, era esculpida de ouro e marfin e tinha uma altura de 9 metros. A outra estatua colossal, esculpida em bronze , encontra-se no exterior. Mesmo em frente do Partenon, encontra-seErecteu. É o templo cujas seis colunas estao esculpidas em forma de jovens raparigas conhecidas por Cariatides.
Arquitetos , construtores, carpinteiros, moldadores, artistas plasticos e muitos outrostrabalhadores, labutaram ao longo de oito anos para construirem estes maravilhosos e únicos monumentos dedicados aos Deuses. Quase todos os monumentos da Acrópole de Atenas sobreviveram cerca de 2000anos, sobreviveram a incêndios, sismos, invasões, guerras e conquistas. Infelizmente, contudo, não conseguiram escapar aos roubos e ao vandalismo de Lorde Elgin.
Elgin, Embaixador britânico, tinhaprevista a remoção de escultoras inteiras dos monumentos e o seu transporte para o seu país. Na categoria de embaixador, obteve um documento oficial autorizado a remoçao de algumas peças de arte daAcropole. Ao longo de quase dez anos este homem mutilou, destruiu e roubou peças de arte. Objetos monumentais de um extraordinário valor cultural, muitos dos quais, parte integrantes de monumentos vivos....
tracking img