Acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACRE
Estado localizado no sudoeste da região norte e ocupa uma área 152,581,4 Km² e a capital é Rio Branco, o seu fuso horário é uma hora a menos que o horário de Brasília. O relevo do estado doacre se integra no baixo Platô arenítico ou terra firme, unidade morfológica que domina a maior parte da Amazônia brasileira. No grande oeste se encontra a Serra da Contamona ou do divisor, ao longo dafronteira Ocidental, com as maiores altitudes do estado.
Em relação ao clima o Acre é quente e muito úmido, as temperaturas médias mensais entre 24°C e 27°C. As chuvas atingem o total anual de2.100mm com uma notável estação seca nos meses de junho, julho e agosto. Os principais rios do Acre, navegáveis principalmente nas cheias : Juruá, Tarauacá, Envira, Purus, Iaco e Acre, atravessam o estadocom cursos quase paralelos e que só vão confluir fora de seu território.
As duas principais bacias se destacam no Estado, a bacia do Acre-Purus e a do Juruá.
- Bacia do Acre-Purus: o Rio Purus nasceno Peru e entra no Brasil com a direção Sudoeste-Nordeste, é o segundo maior representante da drenagem do Estado. À altura do paralelo de 09000’S, inflete de Oeste-Sul-Oeste para Leste-Norte-Leste,mantendo esta direção até receber o Rio Acre. Posterior a este ponto, retoma a direção anterior Sudoeste para Nordeste até penetrar no Estado do Amazonas. Apresenta um curso extremamente sinuoso emeândrico estendendo-se pelas extensa e contínuas faixas de planícies.
- Bacia do Juruá: O Rio Juruá drena uma área de 25.000 Km2, dentro do Estado do Acre. Nasce no Peru com o nome de Paxiúba a 453 m dealtitude, unindo-se depois com o Salambô e formando então o Juruá. Ele atravessa a parte noroeste do Estado, sentido S-N, entra no Estado do Amazonas e despeja suas águas no Rio Solimões. O Juruá é umrio de planície, com todas as caracterísitcas de correntes de pequeno declive.


A cobertura vegetal do Estado do Acre é composta basicamente por três tipos de regiões fitoecológicas:...
tracking img