Acordo ortografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acordo Ortográfico

A ortografia da língua portuguesa é determinada por normas legais. No início do século XX Portugal estabeleceu pela primeira vez um modelo ortográfico de referência paraas publicações oficiais e para o ensino. No entanto, as normas desse primeiro Formulário Ortográfico não foram adotadas pelo Brasil. Desde então, a ortografia da língua portuguesa foi alvo umlongo processo de discussão e negociação, com o objetivo de instituir, através de um único tratado internacional, normas comuns que rejam a ortografia oficial de todos os países de línguaportuguesa.
As tentativas iniciais materializaram-se num primeiro acordo,assinado em 1931,que,no entanto viria a ser interpretado de forma diferente nos vacábularios ortográficosnacionais.Seguiu-se então novos formulários(1940 e 1943) e um novo acordo em 1945.mesmo o Brasil tendo assinado o acordo de 1945,ele foi apenas aplicado por Portugal , o Brasil a seguir o disposto no formulárioortográfico de 1943.Em 1970 houve revisões que aproximaram as duas variedades escritas,não foi aprovada oficialmente uma reforma que instituísse um documento normativo comum.Fruto de um longotrabalho da academia brasileira de letras e da academia das ciências de Lisboa,os representantes oficiais dos então 7 países de língua portuguesa(Brasil,Portugal,Angola, Cabo Verde,GuinéBissau,Moçambique e São Tomé e Príncipe)assinaram em 1990 o acordo ortográfico da língua portuguesa,ratificado também depois de sua independência em 2004 por Timor Léste.
Entrou em vigor em 2009 noBrasil e em Portugal.Foi estabelecido nos mesmos um período de transição em que tanto as normas anteriormente em vigor como as introduzidas por essas novas reformas válidas:esse período é de 3anos no Brasil e 6 em Portugal.Com excessão de Angola e Moçambique,todos os restantes países da CPLP já ratificaram todos os documentos conducentes á aplicação desta reforma.

Fonte:...
tracking img