Campo magnetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campo magnético
Definimos campo magnético como sendo a região em volta de um ímã onde ocorrem interações magnéticas. O ímã também é representado por um vetor chamado indução magnética.

 
Ímã em forma de ferradura
Em física, definimos o campo magnético de forma bem análoga ao que estudamos a respeito do campo elétrico e gravitacional. Nesses dois casos definimos um campo gravitacional ou umcampo elétrico como sendo a modificação no espaço em função da presença de massa ou de cargas elétricas.
Portanto, analogamente, definimos o campo gravitacional como sendo a região do espaço onde um ímã, seja ele em forma de barra ou de ferradura, manifesta sua ação. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado apenas por .
Usamoscomo unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de  é tesla (T).
A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta. Vejamos a representação abaixo.

Campo magnético dos ímãs

Vejamos a figura acima, nela temos um ímã em forma de barra que cria àsua volta um campo magnético. Limalhas de ferro colocadas à sua volta dão uma noção de como é o campo magnético em torno desse ímã. Podemos ver que o campo é mais intenso nas extremidades do ímã. A representação do campo magnético de um ímã pode ser feita através das linhas de indução magnética.
A figura abaixo nos mostra uma representação gráfica do comportamento das linhas de indução magnética deum ímã. Por convenção adotou-se que as linhas de indução saem do polo norte do ímã e chega ao polo sul.

Campo magnético uniforme
Campo magnético é uma região em volta de um ímã onde ocorre um efeito magnético, sendo esse efeito percebido pela ação de uma força magnética.

 
O campo magnético pode ser demonstrado jogando-se limalhas de ferro sobre o ímã
A figura acima nos mostra um ímã emforma de ferradura coberto por limalhas de ferro. De acordo com esta figura fica fácil entendermos o conceito de campo magnético. Sendo assim, em física definimos o campo magnético como sendo o espaço em volta do ímã onde se manifesta sua ação.
Em um ímã as linhas de indução magnética, por convenção, sempre saem do polo norte e chegam até o polo sul.  Com relação à figura acima, podemos verificarque perto dos polos, onde as propriedades magnéticas do ímã se manifestam com maior intensidade, as linhas de indução magnética estão mais próximas.
Campo magnético uniforme
Dizemos que um campo magnético é uniforme quando o vetor indução magnética apresenta características semelhantes, isto é, quando possui a mesma intensidade, direção e sentido. Concluímos que no campo magnético uniforme aslinhas de indução são retas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.
Obtemos um campo magnético uniforme entre duas faces polares (norte e sul), planas e paralelas. Vejamos a figura abaixo:

Carga no campo uniforme
O artigo nos mostra o comportamento de uma carga elétrica quando lançada num campo magnético uniforme. O comportamento da carga no campo uniforme é descrito em trêscasos básicos.
 
Partícula sofrendo ação do campo magnético
Ao estudarmos o movimento de uma carga elétrica imersa em um campo magnético uniforme, perceberemos que a trajetória descrita por ela dependerá do ângulo formado entre a velocidade da partícula e o campo magnético onde ela está imersa. A fim de termos um melhor aproveitamento do estudo do comportamento da partícula no campo uniforme,vamos dividir nossa análise em três casos distintos.
Primeiro caso: θ = 0º ou θ = 180º
O caso θ = 0º ocorre quando a velocidade tem o mesmo sentido de . Já o caso θ = 180º ocorre quando a velocidade tem sentido oposto ao de . Sabemos que o módulo da força magnética é dado por:
F= |q|.v .B .senθ
Como sen 0º = sen 180º = 0, temos que:
- nos dois casos a força magnética é nula. De tal modo, se...
tracking img