Acolhimento do paciente na ubs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE TEMA: ABORDAGEM/ACOLHIMENTO AO PACIENTE NA UNIDADE DE SAÚDE

“Uma pessoa não é uma doença, não é uma angústia existencial. Não pode ser reconhecida como aquela patologia, como o idoso depressivo, como a criança abandonada. É alguém que tem nome e é próximo, mesmo quando parece diferente. Alguém que pode assumir a co-produção da própria saúde, a partir deum aprendizado de hábitos saudáveis e de cuidados consigo mesmo”.

Perceber os aspectos existenciais do paciente, os quais afloram através do comportamento, de atitudes e da vivência com a doença, da qual não é só portador, mas antes seu agente e criador, fornece as pistas para a elaboração de um sistema de atendimento clínico e psicológico. Por maior que seja o acúmulo de conhecimentos etécnicas, somente isso não é suficiente para produzir saúde, bem-estar, equilíbrio entre os aspectos físicos, psíquicos e sociais de uma pessoa. Na prática clínica aprendemos que não é possível "fazer saúde", "curar", "mudar os hábitos do outro", "trazê-lo de volta a si mesmo" sem que o paciente se comprometa e invista em si. Na mitologia grega Quíron era um centauro, metade homem-metade cavalo, filhoda união entre o deus grego imortal Cronos (Saturno) e a mortal Filira. Era neto de Urano (Céu) e Gaia (Terra) e meio-irmão de Zeus (Júpiter). Quíron era parte divino, parte animal. Por sua aparência foi rejeitado pela mãe e abandonado pelo pai. Então foi acolhido e educado por Apolo (Sol) e Artemis (Lua) e recebeu deles os ensinamentos que o tornaram um grande sábio. Estudou artes, música, poesia,filosofia, lógica, ciência, ética, artes marciais, artes divinatórias e profecias. Seu lado animal deu-lhe sabedoria terrena e proximidade com a natureza, conhecedor das propriedades medicinais das ervas praticava a cura. Sua fama como sábio espalhou-se e tornou-se um mestre e educador para muitos filhos de deuses e mortais, iniciou terapeutas, músicos, magos e guerreiros, incluindo Hércules.Quíron preparava as pessoas para serem heróis, ensinando não apenas métodos de sobrevivência, mas valores culturais e éticos que os tornava aptos a servirem seus países ou de um todo maior do qual fizessem parte.

Acidentalmente foi ferido na coxa por Hércules com uma seta envenenada. O veneno era tão potente que lhe causou uma ferida incurável. Por ser um imortal Quíron não recebia o benefício damorte e sofreu terrivelmente por vários anos. Na busca pela cura de sua dor e sofrimento descobriu a cura para dores e sofrimentos de todos que o procuravam. Quando já lhe era insuportável viver daquela forma Quíron fez um pacto com o titã Prometeu – que havia sido castigado por Zeus por ter roubado o fogo dos deuses e entregue aos homens e estava acorrentado a uma montanha. O castigo impingido aPrometeu era ter, por toda a eternidade, seu fígado bicado por abutres durante o dia. O órgão se recompunha à noite para novamente ser despedaçado quando o dia raiava. Quíron renunciou à sua imortalidade, tomou o lugar de Prometeu, desceu ao Hades e assim ambos foram libertados de seus sofrimentos. Em reconhecimento às suas muitas realizações positivas Zeus retirou Quíron dos infernos etransformou-o na constelação do Centauro para que, desta posição elevada, se tornasse uma inspiração para toda a humanidade.

Muitas vezes os profissionais de saúde assumem a posição do terapeuta ferido, desdobram-se para ajudar os pacientes, mas dedicam pouco tempo aos cuidados com a própria vida, saúde, sexualidade, amor... Para que o profissional de saúde possa socorrer e prestar apoio àquele que lhechega em sofrimento é necessário que ele próprio esteja centrado, apoiado e cuidado em suas próprias dores existenciais. Estar bem consigo mesmo é um excelente remédio contra o estresse profissional. A dedicação aos cuidados consigo mesmo por parte do profissional de saúde é uma iniciativa que exige um pacto com o núcleo mais saudável de si mesmo, a tomada de decisão neste sentido demonstra...
tracking img