Acolhimento de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Em 1994, o Ministério da Saúde propôs o Programa Saúde da Família (PSF) como uma estratégia para reorientação do modelo assistencial, a partir da organização da atenção básica, apostando no “estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de co-responsabilidade entre profissionais de saúde e a população”.
O Programa Saúde Família (PSF) trabalha com o princípioda vigilância da saúde, com atuação inter e multidisciplinar, responsabilizando-se pela integralidade das ações na área de abrangência, ou seja, cada equipe, composta por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco a seis agentes comunitários de saúde, deve responder por uma população situada em torno de três mil pessoas.
O acolhimento propõe reorganizar o serviçono sentido de oferecer sempre uma resposta positiva ao problema de saúde apresentado pelo usuário. Pode-se compreender o acolhimento, simultaneamente,como uma diretriz e uma estratégia.Segundo Takemoto e Silva, essa prática nos serviços de saúde denota a reorganização do trabalho e a postura diante da atenção às necessidades dos usuários. A articulação dessas perspectivas traduz as intenções de umatendimento com garantia do direito de acesso aos serviços e da humanização das relações estabelecidas no cotidiano das instituições.
O Acolhimento na Atenção Básica, como tema abordado pelo grupo, devido ao problema identificado em um PSF em Brumadinho que se localiza na Rua Aiza Helena Macedo número 46 no bairro Progresso, possui uma equipe de um médico generalista, uma enfermeira, um auxiliaradministrativo, três técnicos de Enfermagem, um auxiliar de limpeza e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS), onde atende 740 Famílias, em um total de 2664 pessoas, é uma região, onde o fluxo de paciente é intenso, a área de abrangência é de onde a maioria da população é de baixa renda.
Foi-se observado fila durante a manhã antes da Unidade abrir (antes das 7 da manhã), uma vez que a mesma ficaaberta de 7 às 16 horas, com o acolhimento durante todo o dia pelos profissionais da Unidade e pela Enfermeira, onde detectamos que os usuários que frequentam a fila antes das 7 quase sempre não tem emergência clínica ou necessidade de ser acolhido naquele dia sendo que o usuário foi mostrar um resultado de exame ou outros motivos que a unidade possui agendamento de consultas a tarde para essasdemandas.
O grupo propõe uma análise crítica dessa equipe de saúde, com ênfase na ação da enfermeira, quanto à prática de acolhimento e consequentemente formação de vínculo com a população para encontrar o real motivo e os pontos chaves desse problema identificado, para que haja compreensão da intenção dessa estratégia e diretriz proposta pelo acolhimento humanizado de qualidade.

1.1Problematização

Qual a estratégia que a equipe de saúde pode adotar para diminuir essa demanda da fila para adquirir a ao atendimento com o médico logo pela manhã?

1.2 Objetivo geral

Compreender o processo de trabalho da equipe, em especial a demanda do acolhimento feito pela manhã com a enfermeira, para marcar consultas médicas desnecessárias, e como evitar que as pessoas que necessitamverdadeiramente de consulta no dia, devido a problemas clínicos agudos, para que não sejam encaminhados para outro serviço sem necessidade aparente.

1.3 Objetivos específicos

Analisar quais os problemas que acomete na unidade pela equipe, em especial da enfermeira, para discutir e planejar uma nova estratégia para que o acolhimento seja feito de forma mais ética e que atenda aos usuários de formamelhor e mais humanizada, para que o serviço chegue ao seu objetivo da sua missão.
Propor uma compreensão da importância de um acolhimento humanizado e qualificado para melhor atender aos usuários.

1.4 Justificativa

O acolhimento é um trabalho de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.
A análise do acolhimento na Unidade é uma estratégia importante, pois é...
tracking img