Acne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cláudia Méri Schwingel Ábila
Acadêmica do 3° ano de Estética e Cosmetologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel.
e-mail: toledo@spadapele.ind.br
Rosecler Maria Kieling Martins
Acadêmica do 3° ano de Estética e Cosmetologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel
e-mail: rose_kieling@hotmail.com |
  |
Resumo
A acne é considerada uma patologia de naturezagenética, hormonal, que acomete a unidade pilossebácea, pode ser agravada por má alimentação, stress e medicamentos. Sua etiopatologia está diretamente relacionada à interação de quatro principais fatores: produção de sebo pelas glândulas sebáceas, hiperqueratinização folicular, colonização bacteriana do folículo sebáceo e liberação de mediadores da inflamação no folículo e derme adjacente,caracterizada pela formação de comedões, pápulas e cistos. Quando ocorrem inflamações mais intensas apresentam pústulas e abscessos que ao regredirem geralmente deixam cicatrizes. É a doença dermatológica mais comum e acomete até 85% dos adolescentes, cerca de 60% são mulheres e 70% são homens. Em alguns casos persiste na idade adulta, porém geralmente há regressão espontânea após os 20 anos de idade.O tratamento é feito com cosméticos ou cosmecêuticos adequados e, dependo do grau, a interação de tratamento sistêmico como o uso de medicamentos orais específicos.
Palavras-Chave: Acne, Comedões, Glândula Sebácea, Pele, Pústulas, Sebo.
Pele
A pele é um espelho que reflete características do corpo. Diferenças sexuais, genéticas e hormonais afetam a estrutura e a função da pele, resultando emvariações entre homens e mulheres. A pele apresenta 12% do peso do corpo, com peso de aproximadamente 4,5 quilos, e é de longe o maior sistema de órgãos expostos ao meio ambiente. Sobre as funções da pele podemos ressaltar: proteção, regulação da temperatura do organismo, excreção, sensibilidade tátil e produção de vitamina D. A pele é de fato uma barreira física, biológica e imunológica, que seopõe às agressões mecânicas, às poluições diversas, aos raios solares, à penetração das substâncias estranhas ao organismo, microorganismos e outros antígenos. A pele, portanto, é o mais sensível de nossos órgãos, nosso primeiro meio de comunicação e nosso mais eficiente protetor, sendo aí localizada nossa primeira e última linha de defesa. Logo, são muitas as funções da pele: base de receptoressensoriais, localização do sentido do tato, fonte organizadora e processadora de informações, mediadora de sensações, barreira entre o organismo e o meio ambiente, fonte imunológica de hormônios para diferenciação de células protetoras, proteção contra os efeitos da radiação, traumas mecânicos e elétricos, barreira contra materiais tóxicos e organismos estranhos, regulação da pressão do fluxo sanguíneoe linfático, regulação da temperatura, metabolismo e armazenamento de gordura, reservatório de alimento e água, importante na respiração, sintetiza compostos importantes com a vitamina D, barreira contra microorganismos.
A pele é um órgão flexível e auto-regenerativo que reveste e molda o corpo, atuando como uma barreira protetora que previne a penetração de irritantes e alérgenos do ambiente eque evita a perda de água do organismo, mantendo a homeostase interna. A pele também protege fisicamente os órgãos internos, limita a passagem de substâncias e contribui para a manutenção da temperatura (corporal) e da pressão sanguínea.
A pele ou cútis é o manto de revestimento do organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constitui-se em complexaestrutura de tecidos de várias naturezas, dispostos e inter-relacionados de modo a adequar-se, harmonicamente, ao desempenho de suas funções.
De acordo com VAZ (2008, p 9) “A pele está dividida em epiderme e derme e é considerada um dos maiores órgãos do corpo humano, constituindo aproximadamente 20% do peso corporal.”Epiderme
Camada mais superficial da pele, sua espessura varia da região onde se...
tracking img