ACIDENTES ÓSSEOS PRESENTES NA ESCÁPULA, NO ILÍACO E NOS OSSOS LONGOS DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES

4390 palavras 18 páginas
ACIDENTES ÓSSEOS PRESENTES NA ESCÁPULA, NO ILÍACO E NOS OSSOS LONGOS DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES - VALERIA PINTO

Porto Alegre, 08 de maio de 2011

RESUMO: Este trabalho visa apresentar, caracterizar e nomear os ossos e seus acidentes ósseos presentes em algumas estruturas do esqueleto. As estruturas ósseas que serão apresentadas são a Escápula, o Ilíaco, os ossos do Membro Superior e os ossos do Membro Inferior.

INTRODUÇÃO: Entende-se por acidente ósseo todo e qualquer processo existente nos ossos do esqueleto humano decorrentes de desgaste ou ajuste no processo de formação dos ossos em função da existência de outras estruturas pertinentes ao corpo humano que norteiam o osso em questão. Exemplo dessas estruturas podem ser músculos, nervos entre outros. Será dada prioridade e ênfase a alguns ossos que compõe o Esqueleto Apendicular que é constituído pelos Membros Superiores incluindo a Cintura Escapular e pelos Membros Inferiores incluindo a Cintura Pélvica. Dos ossos que compõe a Cintura Escapular (Clavícula e Escápula) será nomeado e apresentado os acidentes ósseos da Escápula. Do restante do Membro Superior será nomeado e apresentado os acidentes ósseos do Braço (Úmero) e do antebraço (Rádio e Ulna). Da Cintura Pélvica (Ilíaco- Ísquio, Ílio e Púbis)
Do restante do Membro Inferior será nomeado e apresentado os acidentes ósseos da Coxa (Fêmur) e da Perna (Tíbia e Fíbula).
Os demais ossos que compõe os Membros Superiores e Inferiores serão citados apenas quando necessário para referenciar a localização daqueles que compõe o objeto do presente trabalho.
Para uma descrição mais clara e objetiva o trabalho estará dividido em duas partes.
Uma primeira parte que descreverá a Cintura Escapular e os Membros Superiores e uma segunda parte que descreverá a Cintura Pélvica e os Membros Inferiores.

(1)
CINTURA ESCAPULAR E

Relacionados