Acidente multimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |Multímetros X Segurança – Estamos utilizando os dispositivos adequados?






1. Introdução


O trabalho salienta a importância da correta especificação e manutenção dos multímetros para trabalhos nos sistemas elétricos industriais. As normas pertinentes são comentadas, bem como a importância da manutenção dos instrumentos. Um acidente grave, ocasionado por medição com multímetro érelatado.


2. Acidente com Multímetro em PCH-II


No dia 06.03.99, às 11:45 h, ocorreu um acidente envolvendo dois funcionários desta plataforma, no momento que os mesmos efetuavam medidas de tensão em uma gaveta do painel PN-00271, 480Vac, utilizando um multiteste.


A ocorrência de curto-circuito com arco na gaveta, onde estava sendo efetuada a medição, ocorreu devido ao fato da mediçãode tensão estar sendo efetuada com as ponteiras posicionadas na entrada de corrente, e o seletor posicionado na posição de tensão.




O conjunto de erros que culminaram com o acidente, foram:

• O fusível utilizado era de vidro, não sendo adequado para aplicação em instrumentos de medição em circuitos com níveis elevados de curto-circuito;

• Utilização de ponteiras com pino banana;• Seleção inadequada da entrada de medição no instrumento.

Face o exposto conclui-se que ocorreu uma corrente de curto-circuito circulando pelas ponteiras e fusível de entrada, e com a explosão do fusível abriu um arco entre os pólos da base do fusível e o funcionário ao retirar as ponteiras dos pontos de medição carregou o arco para fora da gaveta em sua direção.

Um dos funcionáriosenvolvidos no acidente teve queimaduras em aproximadamente 40% do corpo.

Nas figuras a seguir, podemos observar os danos materiais resultantes e ter uma idéia dos danos pessoais que ocorreram devido ao curto-circuito. Fica claro a importância do uso do capacete e óculos de segurança para a proteção individual.







EPI’s dos acidentados e multiteste


[pic]






Camisa doacidentado


[pic]






Instrumento de Medição e Óculos de Segurança


[pic]






Capacete do acidentado



[pic]










Parte externa da gaveta


[pic]







Parte interna da gaveta


[pic]

Multiteste

[pic]




Parte interna da Gaveta


[pic]





Vista traseira da gaveta


[pic]

3. Normas pertinentes


O aumento daocorrência e dos níveis de sobretensões transientes nos sistemas elétricos nos dias atuais deram origem a normas de segurança mais rigorosas para os equipamentos de medição elétrica. O equipamento de teste tem de se destinar a proteger as pessoas que trabalham em instalações envolvendo altas tensões e altas correntes.

A IEC (International Electrotechnical Commission) estabelece normasinternacionais genéricas para a segurança de equipamentos elétricos para medição, controle e utilização em laboratório. Em 1988, a IEC substitui uma norma antiga, IEC-348, por uma norma mais rigorosa, IEC-1010-1. A norma IEC-1010-1 é utilizada como base para as seguintes normas nacionais:

• Estados Unidos US ANSI/ISA-S82.01-94
• Canadá CAN C22.2 nº 1010.1-92
• Europa EN61010-1:1993



A normaIEC-1010-1 especifica categorias de sobretensão com base na distância da fonte de alimentação e no amortecimento natural da
energia transiente que ocorre num sistema de distribuição elétrica. As categorias máximas estão mais perto da fonte de alimentação e requerem maior proteção:

• A categoria IV, denominada nível de alimentação principal, refere-se à fonte do sistema;

• A categoria III,denominada nível de distribuição, refere-se aos circuitos de alimentação dos
consumidores. Os circuitos da Categoria III estão normalmente separados da fonte por pelo menos um transformador;


• A categoria II refere-se ao nível local, a dispositivos, equipamentos portáteis, etc.

• A categoria I refere-se ao nível de sinal, às telecomunicações, equipamento eletrônico, etc.



4....
tracking img