Acidente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acidente de trabalho

- Conceito e caracterização
Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidadepara o trabalho.
Consideram-se, também, como acidente de trabalho:
* A doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade;
* Acidente típico, que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa;
* Acidente de trajeto, que ocorre no percurso do local de residência para o de trabalho ou desse para aquele,considerando a distância e o tempo de deslocamento compatíveis com o percurso do referido trajeto.

O acidente de trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo.
Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e aentidade mórbida motivadora da incapacidade, elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Considera-se agravo para fins de caracterização técnica pela perícia médica do INSS a lesão, doença, transtorno de saúde, distúrbio, disfunção ou síndrome de evolução aguda, subaguda ou crônica, de natureza clínica ou subclínica, inclusive morte, independentemente do tempo de latência.
Reconhecidospela perícia médica do INSS a incapacidade para o trabalho e o nexo entre o trabalho e o agravo, serão devidas as prestações acidentárias a que o beneficiário tenha direito, caso contrário, não serão devidas as prestações.

ACIDENTES DE TRABALHO ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE
ENFERMAGEM NO AMBIENTE HOSPITALAR

Os hospitais são instituições que prestam serviços a saúde a fim de
atender, tratar ecurar pacientes de diversas patologias. É um ambiente que
expõe os trabalhadores a uma série de riscos que podem ocasionar acidente
de trabalho (AT).
Em prol do cuidar a equipe de enfermagem realiza atividades que exigem grande aproximação
física com o paciente, manipulam materiais pérfuro-cortantes contaminados por sangue e
fluidos corporais, convivem em um ambiente carregado de dor esofrimento e lidam com a
morte a todo momento. Situações como estas fazem com que esses profissionais fiquem
expostos a vários fatores de riscos que podem comprometer a sua saúde e ser um facilitador
para a ocorrência do acidente de trabalho.
Os trabalhadores de enfermagem inseridos na atividade de prestação de
serviço de saúde executam atividades que requerem grande proximidade física
com ocliente devido à característica do cuidar.
Esses profissionais encontram-se expostos a vários fatores de riscos causadores de acidentes de trabalho. Os riscos podem ser físicos, químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais, que podem ocasionar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

EXEMPLOS QUE RELATAM ALGUNS TIPOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NA ÁREA DE ENFERMAGEM HOSPITALAR:Nos últimos 5 anos, onde foram encontrados 26 artigos, onde 10 foram analisados. Os demais foram excluídos por se tratarem de outras categorias profissionais. Os resultados demonstraram que a maioria dos acidentes ocorridos com a equipe de enfermagem aconteceu com materiais perfurocortantes, envolvendo principalmente os auxiliares de enfermagem, sendo os dedos das mãos a parte mais atingida. Apesquisa evidenciou um grande número de acidentes de trabalho envolvendo a equipe de enfermagem, que é uma categoria imprescindível na assistência hospitalar. Deste modo ressalta-se a necessidade de uma maior atenção a estes trabalhadores, visando preservar a sua saúde e integridade favorecendo assim a qualidade de vida em seu trabalho.
Em um hospital universitário, foram entrevistados todos os...
tracking img