Central do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
desenvolvimento

O filme conta a historia de um menimo,Josué que representa a região do nordeste,onde perde sua mãe em um acidente após terem deixado um carta com Dora, uma profesora aposentada,sem valores,semetica,que pensava apenas em sua sobrevivencia aproveitando-se da ingenuidade das pssoas que acreditavam que ela escrevia e enviavam suas cartas. depois da morte de sua mãe Josué ficaabodonado . Dora e Josué acabaram se conhecendo e após um período inicial rejeicão um elo de amizade e mesmo contragosto,Dora acaba levando o menino e envolvendo-se com ele,levando para o interior do nordeste a procura de seu pai.Josué um menino de 9 anos mostra valores ensinados por sua mãe e mostra a Dora a importância desses valores despertando sua consciência.

O filme mostra a desigualdadesocial,onde o se inicia na estação de trens situada no suburbio do Rio de Janeiro mostrando claramente a copetição pelo mercado de trabalho,tula pela sobrevivência,violencia,analfabetismo,execução de menores ,inpunidades,corrupção ,trafico,assalto,suborno e desemprego.mostrando a realidade do Brasil no século xx,caracterizando pricipalmenteas condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em umpaís subdesenvolvido.a massa de migrante nordestina que desde o inicio doséculo,abondona o sertão em busca de melhore oportunidade.obsevando que as principais necessidades de informações ouvidas através das cartas 90% são relatos verídicoseram necessidade de receber e enviar notícias patilhar conquistas e expressar sentimentos e emoções,palavras doces amargas,siceras,simplese verdadeiras,umaespécie de confissionario público um depósito de intimidade e desejos.

Conclusão
Central do Brasil é um filme que se presta ao exame do fenômeno do trauma psíquico e de seus desdobramentos por um vértice psicanalítico. As duas figuras centrais do filme - Dora e Josué - são vítimas de situações traumáticas, ambas relacionadas com a ausência do pai, cada uma a seu modo. Ainda quedistintas, elas, em certos momentos, se confundem. Caminham juntas até um desfecho final, que devolve a seus personagens uma certa dignidade e um certo reencontro com a plenitude de sua condição humana.

Josué tinha 9 anos e queria conhecer Jesus, o pai que jamais vira, pois ainda estava na barriga de Ana, sua mãe, quando ela abandonou o marido e veio para o Rio de Janeiro, fugindo de um convívioinsuportável.

Foi na companhia de Ana que Josué conheceu Dora, uma mulher de seus cinqüenta e poucos anos, escrevedora de cartas, professora primária, aposentada, que montava diariamente sua mesinha de trabalho na imensa e tumultuada gare da Central do Brasil, onde se punha à disposição dos analfabetos saudosos e carentes de uma comunicação com pessoas de quem estavam distanciados.Cada um ditava sua carta, que ela escrevia e se comprometia a postar.
Ela própria, no entanto, era também, uma dessas pessoas solitárias, carentes e saudosas como as que emergiam da multidão e vinham à sua mesa, ditar uma carta.

Dora, no entanto, não tinha para quem escrever. Sua mãe havia morrido quando ela tinha 9 anos, pouco depois do pai ter abandonado o lar. Ele eramaquinista e ela ainda se lembrava, emocionada, do dia em ele a levou na cabine de comando do trem e deixou que ela tocasse o apito da locomotiva ao longo de uma de suas cotidianas viagens de trabalho.Tal como Josué ela também ansiava por encontrar o pai, a quem já não via desde pequena. Depois de ter saído de casa, aos 16 anos, inesperadamente, ela o viu um dia na rua e,temendo, foi ao seu encontro,esperando ser reconhecida. Ele, no entanto, a tomou por uma jovem prostituta e lhe dirigiu os galanteios de praxe, algo embriagado. Dora o repeliu e se afastou dizendo ter se enganado. Aos traumas dos abandonos precoces: a mãe por falecimento e o pai que arranjara outra mulher, somou-se mais este impacto, o de não ter sido reconhecida pelo próprio pai, que a tomara por aventureira. Este último...
tracking img