Acidente automobílisco

1353 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO

O trauma é reflexo da história da própria humanidade. Nos dias de hoje, a saga do trauma é sinônimo de uma alarmante estatística, representa a terceira causa de morte nos países industrializados, superado apenas pelas doenças cardiovasculares e neoplasias em todas as faixas etárias, porém se constitui na primeira causa de morte entre 1 e 44 anos de idade.
1 INTERVENÇÕES

A prevenção é o melhor tratamento, mas uma vez que há falha neste nível, é imprescindível pensar no planejamento do atendimento inicial a este paciente na cena do acidente; assim como no hospital que realizará as primeiras condutas diagnósticas e ou terapêuticas; na transferência do paciente para um centro de tratamento definitivo, quando se fizer necessário, e também na fase de reabilitação.

2 CONCEITO

2.1 Acidente Automobilístico

refere-se à uma colisão entre veículos, entre um veículo e um objeto (poste, construção, árvore, etc.), entre um atropelamento de pedestres (ou de pessoas trafegando em animais de carga ou em veículos menores, tais como bicicletas, motocicletas etc.) ou de animais. Também pode não haver qualquer interação do automóvel com outro objeto, no caso de capotamento, quando o condutor simplesmente perde o controlo da viatura

3 CAUSAS

Entre as principais causas estão negligência (desatenção ou falta de cuidado ao realizar um ato), imprudência (má fé: velocidade excessiva, dirigir sob efeito de álcool, falar ao celular, desrespeitar sinalização, etc.), imperícia (falta de técnica ou de conhecimento para realizar uma ação de forma segura e adequada).

4 A ENFERMAGEM E O ACIDENTE AUTOMOBILISTICO

Todo enfermeiro, na atribuição de suas funções, necessita de demanda, conhecimento científico atualizado, habilidade prática, dentre tantas outras características relevantes ao exercício da profissão. Para a obtenção de sucesso e qualidade na assistência a vítimas no seu local de ocorrência, faz-se necessário o trabalho

Relacionados