Acidente ambiental em minamata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3058 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBICARE INDUSTRIAL TRATAMENTO DE RESÍDUOS, S.A.

MINAMATA - CASE STUDY

Documento Elaborado por: Eng.º Nuno Miguel Ferreira Santos Dias Responsável Departamento de Ambiente da Ambicare 6 de Outubro de 2004

AMBICARE INDUSTRIAL – TRATAMENTO DE RESÍDUOS, S.A. PARQUE INDUSTRIAL DA MITRENA, LOTE 75 2910 – 738 SETÚBAL APARTADO 151, 2901 – 901 SETÚBAL TEL. Nº: (351) 265 719 830 – FAX Nº: (351)265 719 831 w w w . a m b i c a r e . c o m – E MAIL: a m b i c a r e @ a m b i c a r e . c o m

ABCDE ABCDE

MINAMATA – CASE STUDY

1

DEFINIÇÃO DA DOENÇA DE MINAMATA
Desordem neurológica causada pela ingestão de grandes quantidades de peixe e/ou marisco contaminado com metilmercúrio por dois efluentes industriais em Minamata e em Niigata, Japão. A doença de Minamata tem atraído aatenção de académicos internacionais não só pela sua seriedade mas também pelo seu padrão fora do comum.

A EXPERIÊNCIA DE MINAMATA
Ø Ø O que é que aprendemos? A poluição do Ambiente pelo mercúrio criou sérios perigos para a saúde do homem. As componentes Saúde-Ambiente devem ser integradas no desenvolvimento económico e industrial desde o inicio do processo.

No Japão, a partir da experiênciadramática de Minamata foram tomadas medidas radicais para proteger o Ambiente. Mas os sacrifícios para atingir os objectivos traçados foram enormes. Aprendemos uma lição muito importante em como as actividades têm muita importância para a economia mas que poderão causar prejuízos muito graves para a Saúde e para o Ambiente. Em 1956, na cidade de Minamata, localizada na costa do Mar Yatsushiro, o primeiropaciente da doença de Minamata sofria de sintomas nervosos de causa desconhecida. Em 1965, foram registados outros pacientes com uma doença similar a Minamata, em Agano River, na cidade de Niigata.

INVESTIGAÇÃO DA CAUSA
O que parecia na altura ser a causa mais provável era encefalite, provocada por intoxicação química. Contudo, tornou-se claro que esta doença diferia da generalidade dasintoxicações alimentares. Mais, a doença presumia-se ser intoxicação química. Homens e mulheres, excluindo crianças, tornaram-se vítimas e os gatos dos familiares das vítimas também apresentavam os mesmos sintomas. Começou a tornar-se suspeita a intoxicação pelo peixe/marisco. Tomando em consideração a distribuição geográfica e cronológica das vítimas, assumiu-se que uma substância química presente nadescarga de uma fábrica de acetaldeído localizada na costa da Baía de Minamata foi o agente causador. No início o mercúrio não era suspeito e levou três anos para a teoria do mercúrio ser formulada. Este facto deveu-se à peculiar etiologia da doença.

AMBICARE INDUSTRIAL – TRATAMENTO DE RESÍDUOS, S.A. PARQUE INDUSTRIAL DA MITRENA, LOTE 75 2910 – 738 SETÚBAL APARTADO 151, 2901 – 901 SETÚBAL TEL.Nº: (351) 265 719 830 – FAX Nº: (351) 265 719 831 w w w . a m b i c a r e . c o m – E MAIL: a m b i c a r e @ a m b i c a r e . c o m

ABCDE ABCDE

MINAMATA – CASE STUDY

2

Acetileno

Acetaldeído

CatalizadorMercúrio Metilmercúrio

Efluente Industrial

INGESTÃO

Metilmercúrio Bactérias

Peixe Marisco

Esta doença pode ser perfeitamente diferenciada das formas tradicionaisde envenenamento por mercúrio. Levou cerca de 12 anos para chegar a uma conclusão oficial desde o primeiro aparecimento do caso. O conhecimento científico da altura era escasso relativamente à transmissão do mercúrio ao longo da cadeia alimentar, bem como relativamente às técnicas de análise para analisar pequenas quantidades de metilmercúrio. Em 1968, o governo americano compilou todo oconhecimento relacionado com a doença de Minamata reunido até à altura e emitiu o seu ponto de vista. "Minamata disease is a poisoning disease of the central nervous system caused by methylmercury compound, which was produced as by-product in the process of manufacturing acetaldehyde at Chisso Co. Ltd. in Minamata City and Showa Senko Co. Ltd., located upstream of Agano River".

CARACTERÍSTICAS...
tracking img