Acessibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.

A elaboração deste trabalho sobre a acessibilidade para cadeirantes decorreu através de observações de alguns bares e restaurantes localizados nas áreas de lazer da orla da Pajuçara em Maceió, que poucos são acessíveis para as pessoas com deficiência. Em Maceió, uma cidade com 925.932 habitantes 15.43% é de pessoas com deficiência, segundo dados do censo demográfico do IBGE2010.
As tais dificuldades enfrentadas constantemente nos lugares de acessos restritos as pessoas com deficiência nos motivou a conhecer os benefícios que a acessibilidade vem a proporcionar a estas pessoas com deficiências em uma sociedade.
O direito de acesso a esses espaços, assim como, a obrigatoriedade dos bares e restaurantes serem adaptados é garantido pelas leis. A começar pela ConstituiçãoFederal de 1988, que garante o direito à cidadania e à dignidade da pessoa humana. O artigo 5º diz “que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Além da Constituição, as pessoas com deficiência são protegidaspor legislações específicas que garantem seus direitos na sociedade, como as que exigem o uso do cardápio em braile, garçom fluente em Língua de Sinais Brasileira (Libras), banheiros e espaços adaptados.
A luta pelo seu espaço e a garantia de sua mobilidade é garantida perante as leis e normas brasileiras, é de direito que cadeirantes freqüentem bares e restaurantes como direito de todos semrestrições como prevê a nossa constituinte.
O descritivo deste trabalho está dividido em quatro capítulos que traçarão um panorama do processo estudado.
Primeiro Capitulo – a introdução, os objetivos, geral e específico, a importância do trabalho e um breve histórico e perfil da organização e as possíveis contribuições, seguidos dos métodos utilizados para o desenvolvimento deste estudo.
SegundoCapitulo – a terminologia de deficiente seguida das fundamentações teóricas adotadas para a elaboração deste trabalho será abordada as questões da deficiência, conceito de acessibilidade com leis e normas, técnicas de adaptações para cadeirantes.
Terceiro Capitulo – será apresentado um breve histórico do local pesquisado. Abordará a praia da Pajuçara.
Quarto Capitulo - Por fim, serãoapresentadas as considerações finais acerca da pesquisa, as referencias utilizada e anexos.
1.1. OBJETIVOS

1.2. OBJETIVO GERAL.
Analisar e comparar dentro das leis e normas da acessibilidade os acessos disponíveis nos bares e restaurantes da orla da Pajuçara para as Pessoas com Deficiências, (cadeirantes).

1.3. OBJETIVOS ESPECIFICOS.

* Realizar revisão de literatura acerca do assunto objetivo do estudo;
* Investigar os tipos de limitações físicas;
* Realizar a pesquisa de campo com o público-alvo foco de estudo;
* Apontar sugestões em relação ao tema proposto.

1.4. IMPORTÂNCIA DO TRABALHO.

É de muita importância que trabalhos de inclusão em uma sociedade para que todos entendam as necessidades de seus membros a fim de proporcionar avalorização de cada pessoa dentro de uma diversidade humana, por isso é de grande importância que pessoas possam inserir-se na sociedade sem preconceitos e desigualdade.
Acessibilidade é um assunto de grande importância, no Brasil vivem 25 milhões de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. São pessoas que não devem permanecer incluídas de exercerem seus direitos com liberdade.
Diantedessas questões com a elaboração deste trabalho permitirão os esclarecimentos teóricos para entender melhor as pessoas com deficiências.
Na área da administração aprendemos muito sobre a inclusão social, as oportunidades empresariais, vantagens e benefícios, este estudo é de grande importância para nossa cidade, pois tem a finalidade de conhecer as vertentes do mercado de consumo deste público....
tracking img