Acerola RITZINGER Rogerio

6748 palavras 27 páginas
Cultivo tropical

17

de fruteiras

Acerola
Rogério Ritzinger1
Cecília Helena Silvino Prata Ritzinger2

Resumo - A acerola é uma fruta tropical rica em vitamina C. Encontrou no Brasil condições edafoclimáticas favoráveis ao seu cultivo, com destaque para as Regiões Nordeste e
Sudeste. É uma cultura atraente sob o ponto de vista da crescente demanda do produto nos mercados interno e externo, precocidade do início de produção, possibilidade da ocorrência de várias safras ao longo do ano e sem problemas limitantes de pragas e doenças até o momento. A produtividade e a qualidade dos frutos têm-se aprimorado com a seleção e a recomendação de variedades melhoradas por instituições de pesquisa e universidades. Da mesma forma, já existem informações suficientes relativas a propagação, tratos culturais e manuseio da colheita e pós-colheita, para que os produtores de acerola estabeleçam seus pomares de forma adequada e organizada. As indústrias de processamento absorvem a maior parte da produção brasileira, na forma de polpa congelada e suco pasteurizado.
Palavras-chave: Malpighia sp. Fruta tropical. Variedade. Trato cultural. Doença. Praga.
Propagação vegetativa. Pomar. Vitamina C.

INTRODUÇÃO
A aceroleira é uma frutífera nativa das
Ilhas do Caribe, América Central e Norte daAmérica do Sul. O Brasil é um dos poucospaíses que cultivam comercialmente a acerola,que foi, inicialmente, introduzida noestadode Pernambuco, pela UniversidadeFederalRural de Pernambuco (UFRPE), em 1955, por meio de sementes oriundas de Porto Rico, de onde se espalhou para o Nordeste e para outras regiões do País.
Atualmente, é cultivada em todos os Estados brasileiros, com limitações na Região
Sul por suas temperaturas extremamente baixas no inverno.

Regiões Norte e Sudeste, também vêm-se

disso, a acerola é rica em antioxidantes,

destacando na produção de acerola.
A maior parte da produção brasileira de acerola é absorvida pelas indústrias de

como a vitamina C e a antocianina (pigmento de

Relacionados

  • Controle Nematoides
    1481 palavras | 6 páginas