Acelerador de particulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FÍSICA

























RANCHO QUEIMADO

2012/01





RAQUEL HELENA SCHAUFFLER



















TRABALHO DE FÍSICATrabalho referente à

Disciplina de Física do

Curso de Ensino Médio da

Escola de Educação Básica

Marilda Lênia Araújo.

E.E.B.M.L.A.

Professor: Jeison CardosoRANCHO QUEIMADO

2012/01



ACELERADOR DE PARTÍCULAS

Aceleradores de partículas são aparelhos que tem o objetivo de acelerar partículas subatômicas eletricamente carregadas (prótons, elétrons enêutrons) a grandes velocidades. As partículas são aceleradas a velocidades próximas as da luz, utilizando campos eletromagnéticos para esse efeito. O único requisito para acelerar partículas é o deque estas tenham carga elétrica e consigam sobreviver tempo suficiente para poderem ainda ser úteis.

Os primeiros aceleradores de partículas surgiram na década de 30, como uma ferramenta paraestudos científicos e a descoberta de novas partículas. Nos dias de hoje existem dois tipos de aceleradores de partículas: os lineares, que fazem a partícula seguir uma trajetória reta; e os cíclicos, quepromovem a trajetória curva das partículas devido à ação dos campos magnéticos em espiral, ou circular. 

Para as partículas poderem ser aceleradas, os experimentos realizados em aceleradores departículas devem acontecer em condições nas quais exista vácuo. Dessa forma, é evitada a dispersão das partículas por moléculas de gases que estejam no seu caminho.

TIPOS DE ACELERADORES

•LINEAR: Os aceleradores lineares fazem com que a partícula siga uma trajetória  longa e reta e colidem com um alvo fixo. Este equipamento possui uma câmara de aceleração composta por um tubo de vácuocilíndrico que dirige o campo acelerador. Existe também um amplificador de potência de vários megawatts que excita as câmaras aceleradoras sucessivas e sequenciais que forçam o deslocamento de...
tracking img