Acelar a oferta de energia

417 palavras 2 páginas
ATP-trifosfato de adenosina ( conhecido em inglês):está ligado a três radicais químicos que contem fosforo, a quebra de uma dessas ligações gera o ADP(difosfato de adenosina) e um grupo fosfato livre. Libera a energia no processo da contração muscular. A molécula de ATP deve ser imediatamente regenerada.

-Glicose principal: fonte de combustível dos carboidratos. Estocada na forma de Glicogênio.
-Ácidos graxos: capazes de liberar mais energia que a glicose, estocados no tecido adiposo.
-aminoácidos: não são estocados no corpo como proteínas de reserva, mas podem ser usados pra gerar glicose em casos específicos.

-Catabolismo: liberada por reações de oxidação
-mitocôndrias: organelas presentes nas células, respiração celular com O2, produzem ATP.

_____________________________________________________________________________

COMO ACELERAR A OFERTA?
Nas “explosões”, a taxa proporcional de ATP aumenta subitamente. E o ATP precisa ser reciclado rapidamente. Para isso são usados os processos catabólicos para a reconstituição de ATP na célula. qual deve ser usado na “explosão” quantitativo ou qualitativo? a energia precisa ser usada com urgência logo o qualitativo é o indicado nessas situações.
Assim a melhor solução é a GLICOSE ANAERÓBICA, ou seja, a quebra de glicose sem a participação de oxigênio molecular, fora da mitocôndria.
As células musculares tem sua própria reserva de glicose, na forma de glicogênio.

-Fosfocreatina: atua como um pronto-socorro energético em situações de urgência.
Com esse recurso, as células musculares adaptam-se ao novo ritmo e a glicólise anaeróbica passa a ocorrer velocidade compatível com a intensidade do trabalho, principal forma de regenerar ATP.
A glicólise produz ácido láctico que é lançado na circulação sanguínea, na forma de lactato.
Se o movimento súbito continuar e não for muito intenso, as mitocôndrias voltam a fazer reciclagem de ATP consumido, por meio de respiração celular.
Essa reserva é preciosa

Relacionados

  • Trabalho voluntario
    31718 palavras | 127 páginas