Acareose

1097 palavras 5 páginas
Acariose

Bilhete de Identidade


É denominada como um fundo



Pertence á espécie de Calepitrimerus Vitis, á família dos Erofídeos



A escoriose é uma das principais doenças da videira, sendo que este fungo está presente em quase todas as áreas de vinha de Portugal e a sua incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Característica


A acariose é provocada por ácaros invisíveis a olho nu da espécie
Calepitrimerus vitis, família Eriophidae sendo que este ácaro apresenta um corpo de cor clara sendo no entanto na fase adulta o seu corpo apresenta cor castanha.



As fêmeas adultas hibernam na base dos sarmentos, nas escamas dos gomos e sobre o ritidoma de 2 anos ou mais. Na Primavera dirigem-se para os rebentos e picam as folhas da página inferior para se alimentarem, causando perturbações no desenvolvimento de folhas e ramos. No fim do seu desenvolvimento realizam a postura na página inferior das folhas. O período de incubação dos ovos é de
10 dias e durante um ano sucedem-se 3 a 4 gerações. No fim do
Verão, as fêmeas deixam as folhas e voltam a hibernar.

Consequências:

Após abrolhamento:
Dá-se:


O atraso no desenvolvimento da vegetação da planta.



A diminuição da taxa de vigamento dos frutos.



As folhas ficam pequenas e deformadas. As folhas mais jovens apresentam pontos brancos, quando observadas a contraluz (são as picadas do ácaro).



No início da rebentação este ácaro pica os tecidos em diferenciação, originando necroses que podem levar à morte dos rebentos ou à deformação e redução dos lançamentos da videira.



Com o envelhecimento das folhas, migra para a extremidade dos sarmentos, podendo provocar paragens de crescimento. Em ataques muito intensos a cepa apresenta um especto emangericado muito característico. Na cepa:



Entre-nós curtos



Aspeto amangericado da videira.

Nas folhas:



Pequenas manchas claras na página inferior.



Bronzeamento da folhagem.

CICLO BIOLÓGICO DA
ESCORIOSE


O fungo pode hibernar sob a

Relacionados