Academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas modernas organizações, os funcionários em todos os níveis exercem parte do trabalho que anteriormente era reservado aos gerentes. Muitas vezes, por exemplo, espera-se que membros de equipes treinem e motivem uns aos outros. Um dos motivos pelos quais a organização se dá bem com menos gerentes do que antes é que se espera que os próprios funcionários se auto-administrem, até certo ponto. Aauto-administração desse tipo inclui a programação de trabalho pelas próprias equipes e a apresentação de recomendações para o aprimoramento da qualidade.

A partir da análise de um modelo desenvolvido para a gestão de pessoas, este trabalho tem o objetivo de identificar as dificuldades para o desenvolvimento dos novos modelos de gestão, verificando quais são as tendências das práticas de gestãonas empresas, identificando as teorias voltadas para a liderança e a gestão participativa.

Dentro dessa perspectiva, a pesquisa foi elaborada a partir de dois procedimentos que, somados, auxiliaram na análise comparativa dos dados e colaboraram para as conclusões finais deste trabalho.

Um dos procedimentos consistiu na pesquisa bibliográfica, como forma de investigar as hipóteses de váriosautores a respeito da questão. O outro procedimento escolhido foi o estudo de caso da Promon, que aplica a administração participativa, identificando assim as mudanças ocorridas no perfil de liderança, visando encontrar subsídios para um novo modelo de gestão de pessoas.










Capítulo 1: Algumas abordagens de Gestão e seus cONCEITOS

A abordagem sistêmica de gestão com afinalidade de buscar maior adaptação da empresa ao ambiente entende que o subsistema social de valores, papéis e comportamentos deva estar funcionalmente integrado com o subsistema técnico. O ideal da integração funcional acaba por prevalecer sobre qualquer perspectiva relacional.

Destacam-se ainda, no campo da gestão, dois tipos de abordagem: a sociotécnica e a contingencial. A primeiraintroduz o problema de forma muito mais adequada: o sistema social influenciado por normas, valores e aspirações tem eficiência real, enquanto o sistema técnico tem apenas eficiência potencial – isso pressupõe que o grupo social deve ser consultado e participar das escolhas para uma interação mais adequada entre empresa e ambiente. A segunda abordagem introduz as contingências da tecnologia e doambiente nas escolhas organizacionais dos modelos de gestão e da organização do trabalho e das relações de trabalho, o modo semi-artesanal, o modo burocrático, taylorista/fordista, o modo baseado no enriquecimento de cargos e o modo dos grupos semi-autônomos.


Daí por diante, os modelos de gestão da força de trabalho tendem à descentralização e ao participacionismo com a formação dos grupossemi-autônomos, do trabalho em equipe, dos círculos de controle de qualidade, o que em síntese se entende como a passagem do paradigma fordista para o taylorista, até o limite da produção enxuta determinada pela introdução intensiva das tecnologias microeletrônicas.


1.1. A abordagem sistêmica


A abordagem sistêmica integra as funções universais da administração, a abordagem dasfunções do administrador e o planejamento estratégico, levando em conta fatores externos.


A abordagem sistêmica é essencialmente uma maneira de pensar sobre a organização - suas metas, objetivos e finalidades - e sobre a relação entre suas partes. Essa abordagem tem três objetivos: definir relações tanto internas como externas à organização, verificar o padrão dessas relações e verificarseu propósito comum.


O sistema nada mais é do que a reunião ou combinação de elementos, ou suas partes, formando um todo complexo e uno.


A mudança é provavelmente o fator crítico que afeta tanto a vida dos indivíduos como as operações de uma empresa. Os que se adaptam sobrevivem; os que não se adaptam ficam estagnados e podem até morrer. A estabilidade relativa dos anos 50...
tracking img