Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organizações cooperativas na contemporaneidade: soluções para o
desemprego?
Claudete Pagotto*


No Brasil, assim como em outros países latino-americanos, as leis cooperativistas foramcriadas a partir da incorporação do modelo europeu, ou seja, dos Pioneiros de Rochdale a partir das orientações da Associação Cooperativista Internacional – ACI, com o objetivo de desenvolver emodernizar o processo de produção agrícola no país. O cooperativismo foi implementado a partir de um decreto em 1932 e transformado em lei em 1971, de modo autoritário, com controle e intervenção do Estado evoltado essencialmente para a exploração agrícola em moldes de empresa agro-exportadora.
A partir do final dos anos 80, se iniciou uma nova etapa da história do cooperativismo no Brasil,iniciando-se uma ampliação e uma diversificação das atividades cooperativas sem precedentes.
Em decorrência da reconcentração do capital industrial e financeiro, acompanhado do processo acelerado derenovação tecnológica e de reorganização do trabalho, a mão-de-obra desempregada passa a ser apropriada por iniciativas que, freqüentemente, estão à margem da lógica mercantil e do trabalho formal.Atividades de produção artesanal, domiciliar ou ainda, de venda de produtos no mercado informal demonstram que a exploração do trabalho ocorre de modo brutal: condições precárias de trabalho, extensão dajornada, intensificação do trabalho e remuneração que não ultrapassa os limites mínimos de subsistência. A não obrigatoriedade do vínculo empregatício, entre as cooperativas e os tomadores de seusserviços, apropriada no meio empresarial como mais um mecanismo de exploração do trabalho, contribuiu para a criação, no país, de um contingente amplo de “falsas cooperativas”. As mudanças legaisestabelecidas num contexto de abertura política no Brasil deram o incentivo necessário à formação de cooperativas constituindo por um lado, um movimento que tem fortalecido a organização autônoma dos...
tracking img