Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
história

Assunto: arte barroca

Prof.:Rafael

Turma:8(ano)7(série)Aleijadinho, também conhecido por seu nome real Antônio F. Lisboa, foi o principal artista da arte barroca no Brasil, que morreu em 18 de novembro de 1814; também além de ser um importante escultor foitambém um importante entalhador, e arquiteto.
A arte barroca é descrita usualmente como um estilo dinâmico, ornamental, dramático, cultivando os contrastes e a expressão emocional, mais seu caráternarrativo e sua plasticidade sedutora, veiculam um conteúdo programático articulado com requintes de retórica e grande pragmatismo.
Foi uma essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foiposta a servir: decorativo, também facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes europeus pelos neófitos - índios e logo em seguida negros - mas também fomentava o cultivo e confirmava a fé eas tradições dos conquistadores cristãos, que haviam chegado para dominar e explorar todo esse grande território, impondo-lhe sua cultura.
No campo da arquitetura além de Aleijadinho se destacou-setambém o poema épico de Bento T.: Prosopopeia (1601).Grande número de edificações e peças individuais de arte barroca já foram protegidas pelo governo brasileiro. Apesar de sua importância, boa parteda arquitetura e das obras de arte barrocas do Brasil estão em mau estado de conservação e exigem restauro urgente e outras medidas conservadoras, verificando-se frequentemente perdas ou estão emestado de degradação de exemplares valiosos em todas as modalidades artísticas; o país ainda tem muito a fazer para preservar parte tão importante de sua história, tradição e cultura.
Aleijadinho(1730-1814) foi escultor, entalhador e projetista brasileiro. "Os Doze Profetas", entalhados em pedra-sabão, para o terraço do "Santuário de Bom Jesus de Matozinho, em Congonhas do Campo; os "Sete...
tracking img