Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER
Relações Internacionais
Professor: Carlos Simioni
História Politica Comparada da América Latina
Meline de Oliveira Yan

Avaliação 1:
Durante operíodo colonial a Espanha, assim como Portugal, praticamente não tiraram proveito da riqueza retirada da América, pelo menos no sentido de adequação ao nascente capitalismo. Quais as possíveis razõespara explicar este fato? Quais as consequências para a América Latina?
De fato a Espanha num determinado período recebeu muitos metais de Potosí, a quantidade que recebeu foi extremamente alta. E comisso a prata teve suas dimensões, por ser exportada através da América. Além de a Espanha receber a prata, quem mais recebia era Filipinas e a China. Meados de 1503 e 1660, a prata teve três vezes amais do que a Europa. O território espanhol era pertencente das fontes de prata da América. E de fato que os espanhóis tinham todo o poder nas mãos, mas não sabia usar o seu poder nessa oportunidade.Os impostos que a Espanha arrecadou, em 1543, a porcentagem de 65% do total da renda serviam para pagar a divida do Estado. E pouca parte da prata americana apoiava a economia espanhola. Alem do maisque a prata servia para o pagamento de exportações de mercadorias não espanholas. Neste período, quando um Estado havia parceria no mercado espanhol, também, tinha o seu poder perante as pratas.Nisso, a Europa lutava pelo mesmo poder que o comércio da Espanha tinha poder as pratas que recebia da América, por ter muito valor.
O cargo de rei Carlos V, na Espanha, representou ser um monarca quenão falava o linguajar que é o castelhano, no seu governo, tiraram da Espanha mulas e cavalos carregados de ouros e joias preciosas. Após esse período, os metais da América e da Espanha, foram àdecadência, pois o Carlos V lutou contra o desenvolvimento econômico moderno. No entanto, no mandato do Carlos V prejudicou a Espanha por ter usado a violência com a Europa.
Os espanhóis passaram por...
tracking img