Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho, busquei fazer uma abordagem histórica sobre a evolução dos computadores e processadores. Recorri à história para que se possa contemplar a genialidade da mente humana e sua capacidade de transformação. Depois dessa abordagem foi dissertado um texto sobre a arquitetura do Dual - core e Quad – Core.
Nele contém características de alguns modelos desses processadores.1 - ARQUITETURA DOS PROCESSADORES DUAL-CORE E QUAD-CORE
1.1 - UMA BREVE HISTORIA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES E PROCESSADORES
Assim como que todo em os sistemas, há evolução, no sistema computacional não poderia ser diferente.
Do fruto da psicogenética dos pensadores como Balise Pascal (inventor da primeira maquina de soma e subtração), A. A. Lovelace (criadora do conceitode subrotinas), Charlie Babbage (Matemático conhecido como Pai dos computadores), George Boole(mentor da teoria da lógica Booleana), Dr. Hermam Holerith(responsável por uma grande mudança de processar dados na época) e dentre outros matemáticos e filósofos veio a criação das primeiras maquinas computacionais.
Embalado pelo conhecimento, necessidade e criatividade, os primeiros computadoressurgiram e evoluíram até os dias atuais e continuam nessa metamorfose, sendo cada vez mais potentes e avançados.
Na quarta fase da historia dos computadores, surgiu em 1981 o primeiro PC,IBM PC, ou Personal Computer (Computador Pessoal), e se tornou um padrão
de microcomputador, o qual passou a ter uma evolução muito rápida, e difícil de se acompanhar pois, ao adquirimos um modelo que consideramos deúltimo tipo, verificamos que já despontou no mercado um outro mais novo, mais moderno e poderoso! Veja abaixo as características de alguns micro-computadores e os processadores antecessores do Dual-Core e Quad-Core:

PC - Personal Computer:
• Permitia a inclusão de 5 placas de expansão;
• 256 Kb de memória RAM
• uma ou duas unidades de disquete de 5 1/4" com capacidade de gravação de 360Kb;

PC AT - Personal Computer Advanced Technology:
• Permitia a inclusão de 8 placas de expansão; dentre essas as placas de expansão ISA de 8 a 16 bits.
• 1 MB de memória RAM
• Uma ou duas unidades de disquete e HD de 20 a 160 MB

4004
Foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente. Embora projetado originalmente para ser um componentede calculadoras, o 4004 logo encontrou muitos usos. A Intel iniciou um processo que logo fez alguns outros fabricantes de chips a embarcar em projetos para desenvolverem firmemente os microprocessadores mais capazes, o que gerou a tendência que criou as indústrias multibilionárias dos microprocessadores e dos microcomputadores atuais.




(8008)

O 8008 era disponibilizado num circuitointegrado DIP de 18 pinos e tinha apenas um barramento externo de 8 bits. A multiplexagem de 8 bits de dados e 16 bits de endereço neste barramento permitia aceder até 16 kBytes de memória.

(Intel iAPX 432)

Foi idealizado como o maior avanço da Intel nos anos 80, implementando muitos avanços em tecnología de multitarefa e gerenciamento de memória, em hardware, que os levou a chamar o design dochip, de Micromainframe.

(80186)

O Intel 80186 foi pouco usado em computadores pessoais, sendo geralmente encontrado em sistemas embarcados.

(486)

Os Intel i486, foram assim denominados, sem o prefixo usual "80", porque uma corte de justiça vetou a patente de um simples número (como 80486) e então a Intel abandonou completamente a nomeação baseada somente em números a partir do seusucessor, o processador Pentium.

(Geração do Pentium)

O Pentium é a quinta geração da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como números não podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco"). O termo i586, entretanto, é usado em programação para...
tracking img