Abuso sexual

Páginas: 16 (3995 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
Conceito
É a violência contra a criança e o adolescente que se enquadra como fenômeno complexo e multicausal, que atinge milhares de vítimas no nosso país e, devido a sua alto prevalência e consequências graves para o desenvolvimento infantil, em sendo considerada como um sério problema de saúde pública. O abuso sexual infantil refere-se a todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual,cujo agressor esteja em estágio de psicossexual mais adiantado do que a criança ou adolescente. Os maus tratos se enquadram nas seguintes categorias: abusosexual, abusofísico,abusopsicológico, abandono e negligência. Pesquisas apontam uma variedade de consequências emocionais,comportamentais,sociais e cognitivas. As relações apontadas como abuso sexual podem ser vistas como fator de risco para odesenvolvimento infantil,devido a severas consequências cognitivas que estão relacionadas a sua ocorrência.O impacto pode envolver efeitos a curto e a longo prazo,estendendo-se até a idade adulta.

  Efeitos psicológicos
O abuso sexual infantil pode causar danos tanto a curto prazo quanto a longo prazo, incluindo psicopatologias mais tarde na vida. Indicadores e efeitos incluem depressão,ansiedades, transtornos alimentares, baixa auto-estima,somatização, transtornos de sono, e transtornos dissociativo e de ansiedade incluindo estresse pós-traumático. Enquanto crianças podem apresentar comportamento regressivo, como sucção do polegar ou xixi na cama, o mais forte indicador de abuso sexual é a atitude sexual e inapropriado conhecimento e interesse sexual. As vítimas podem retirar-se dasatividades escolares e sociais e apresentar vários problemas de aprendizagem e comportamentais, incluindo crueldade contra animais, déficit de atenção de alta himperatibilidade (TDAH), desvio de conduta etranstorno desafiador opositivo (TDO). 
Gravidez na adolescência, e comportamentos sexuais de risco podem aparecer na adolescência, Crianças vítimas de abuso sexual demonstram quase quatro vezesmais incidência de automutilação.
  Estudos descobriram que 51% a 79% das crianças abusadas sexualmente apresentam sintomas psicológicos. O risco de dano é maior se o abusador é um familiar, se o abuso envolve relação sexual ou tentativa de relação sexual, ou se as ameaça ou força são usados. O nível de dano também pode ser afetada por vários fatores, tais como a penetração, a duração efreqüência do abuso e uso de forças. O estigma social do abuso sexual infantil pode combinar o dano psicológico a crianças, e os resultados adversos são menos prováveis ​​para as crianças abusadas que têm ambientes familiares suportivos.
 
Consequências do abuso sexual em crianças e adolescentes
 
 Os sintomas mais comuns apresentados por uma criança vítima de abuso sexual, de acordo com váriosautores(FURNISS, 1993; GREEN, 1995; HABIGZANG e CAMINHA, 2004; LOEB e WILLIAMS, 2002; MCGREGOR, 2001) são:
 Transtorno de stress pós-traumático: é citada como a psicopatologia mais frequente relacionada ao abuso sexual. Seus sintomas mais usuais são hipervigilância, lembranças ou imagens intrusas com vivência de muita angústia, dificuldade de concentração, paralisia na iniciativa, irritabilidade,dificuldades para dormir e pesadelos, lapsos de memória, sentimentos de desamparo e resposta exagerada de sobressalto;
 Transtorno de ansiedade: Lipp (2000) explica que uma das causas mais frequentes geradoras de ansiedade na criança é a “sensação de desamparo causada pelo sentimento de desproteção diante de situações perigosas ou sentidas como difíceis demais para lidar” (p. 30) assim como vividas noabuso sexual. Uma criança exposta a situações estressoras demais, não conseguem adquirir estratégias de enfrentamento adequadas e com isso desenvolvem transtornos de ansiedade mais facilmente.
 Depressão: juntamente com o stress pós-traumático, é considerada o sintoma mais comum decorrente de abuso, tanto na infância, quanto na adolescência. É decorrente de sentimentos de desesperança,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • abuso sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!