ABSTRACIONISMO GEOM TRICO Maria

453 palavras 2 páginas
ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO

O QUE É ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO OU FORMAL¿
As formas e cores são submetidas à disciplina geométrica.
O artista mostra valores intelectuais ao invés de expressar emoção.
Significa a sublimação da nova sensibilidade humana criada pela mecanização.
COMENTARIOS
Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite européia ficou chocada com aqueles formatos considerados estranhos e de mau gosto.
Também convém lembrar que a arte abstrata não é criação exclusiva da arte moderna, pois as pinturas rupestres da idade pré-histórica apresentavam nítidas incursões abstratas, como a cerâmica marajoara que revela primorosa decoração geométrica, o mesmo se pode dizer das artes indígenas.
Em 1920 surgiu um Manifesto Realista inspirado pelo russo Kazimir Malevich (1878-1935), que advogava uma estética comprometida somente com seus aspectos visuais, desligadas das suas finalidades práticas. Então, a natureza, as cores, a luz e a perseguição do naturalismo deveriam ser abandonadas, limitando-se às cores com sobriedade, para abordar as estruturas das imagens com uma geometria básica, fundamentada em triângulos, retângulos, círculos e quadrados. Esta corrente foi chamada de SUPREMATISMO, que quer dizer: autonomia da forma, a qual Malevich colocou em prática a partir de 1914.
Nesta mesma linha aparece o holandês Piet Mondrian (1872-1944). Ambos apresentam quadros em que as figuras geométricas flutuam num espaço sem perspectiva.
A tela Quadrado negro é um dos marcos de Malevich e Mondrian dedica-se a pintar telas com linhas horizontais e verticais, com ângulos retos e com as três cores primárias: amarelo, azul e vermelho, além do preto e do branco.
Com Mondrian nasce o NEOPLASTICIMO que defendia uma limpeza espacial na pintura, reduzindo aos seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Outro movimento da época, holandês, o Neoplasticismo bania o individualismo excessivo (presente

Relacionados

  • Mulheres Matemáticas
    31369 palavras | 126 páginas