Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
bO Absolutismo na Inglaterra esteve presente nas dinastias de Tudor e Stuart. A monarquia inglesa, desde o século XIII, apresentava uma característica peculiar: a existência de um Parlamento. Istorepresentava uma certa limitação do poder real. Esse quadro começou a mudar com a Guerra dos Cem Anos, a monarquia inglesa passou a contar com o apoio da nobreza, dando início a um processo defortalecimento que se estendeu ao longo de toda duração da guerra. Entretanto, com o final da guerra e a conseqüente derrota inglesa, deu-se uma desvalorização da monarquia, um enfraquecimento do Exército euma crise econômica. Esses elementos influenciaram uma disputa dos setores descontentes da nobreza pelo poder real. Essa reação deu origem à Guerra das Duas Rosas (1455-1485), que durante trinta anosdilacerou o território inglês.
A dinastia Tudor
O final dessa guerra deu-se com um acordo entre Henrique Tudor (Henrique VII) e a família York. Ocorreu um conseqüente casamento entre Henrique e Isabelde York, significando um pacto entre os setores mais importantes da nobreza inglesa.
Assim iniciou-se a dinastia Tudor e coube ao filho de Henrique VII (1509-1547), Henrique VIII, eliminar o únicopoder que ainda oferecia perigo a nobreza: O poder da Igreja Católica na Inglaterra. E assim o fez através da Reforma Anglicana.
Ao mesmo tempo em que trazia para si o poder até então exercido pelaIgreja, Henrique VIII confiscou todas as suas terras, usando-as para distribuir à nobreza em troca de apoio político. Além disso, durante seu governo, iniciou-se um intenso desenvolvimento comercial,com investimentos na marinha mercante, possibilitando intensos lucros para os comerciantes e para o Estado. A política de Henrique VIII conseguiu trazer o apoio total do Parlamento, que passou de órgãolimitador do poder real para instrumento de limitação deste poder.
O sussessor e filho de Henrique VIII, Eduardo VI (1547-1553) deu prosseguimento à política religiosa de seu pai, mas sua irmã...
tracking img